logo

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 102)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos.

1 – A.diz: Gostaria de saber como lidar com um jovem que descobriu estar com câncer e que tem que fazer o tratamento? Meu filho tem 18 anos e descobrimos um tumor maligno e não dá pra esconder dele que tem que fazer quimioterapia. Estamos muito nervosos, eu e o pai e a irmã menor só faz chorar.

RESP: Caro(a ) A.
Não é para esconder- sempre devemos falar a verdade, que por mais dolorosa que seja é sempre melhor....
Conversem dentro de casa com a maior naturalidade possível, durante a próxima consulta perguntem ao médico assistente dele tudo o que desejarem e sejam o mais possível simples!

Não estou sugerindo nada fácil, sei que é muitíssimo difícil, mas ficar pelos cantos da casa - para ele e para vocês - torna tudo mais difícil, porque ele mesmo não saberá como agir em família e fora de casa!

Não faz mal que a irmã ou um de vocês chore- afinal, somos humanos, ninguém deseja saber que é portador de uma doença maligna, mas a medicina avança a cada dia, há tantas doenças, inclusive o câncer que são hoje curáveis!!

Vamos confiar- em Deus, especialmente, assim como nos profissionais que cuidarão dele,levando serenidade e confiança com vocês e isto garante mais de 70% do tratamento !

Ânimo e nada de pensar ou agir como se tudo estivesse perdido - as batalhas estão para serem lutadas com ânimo de vencedores, cabeça erguida e a certeza de que Deus de tudo tira um bem maior !

Vejam nos "negociosdefamilia.com.br" outras respostas sobre situações semelhantes e obrigada por dividirem sua dor com a gente e a certeza de nossas orações !
Voltem a dar notícias, sim? Atenciosamente, Mannoun

2 – C. diz: Dra o que a senhora acha de deixar uma jovem de 12 anos namorar? Ela prefere dizer "ficar", mas eu acho isso muito estranho.

RESP: Cara Sra C.
Já temos conversado sobre este assunto em outras datas ( pode acessar os" negociosdefamilia.com.br" ) mas procure saber com ela o que representa "ficar", na sua cabecinha...Adolescentes e jovens se referem a "ficar" dizendo desde dar as mãos, trocar alguns beijinhos, até relações sexuais completas , esta a razão de pedir que ela especifique.

Mostre com todo carinho todos os riscos de atitudes que envolvem o " ficar" - o quanto ela se expõe, a vulgaridade que implica estar numa festinha ou balada com vários e/ou em cada situação com meninos diferentes, numa idade própria de fazer amizades, alegrar-se, sair com os grupos de amigos, merecer a confiança dos pais e aprender a respeitar-se e confiar em si mesma, não se desgastar e " gastar -se" oferecendo com facilidade seu próprio corpo ....

Enfim, seu coração de mãe que sabe amar dirá melhor que eu o que o coraçãozinho dela espera e deseja ouvir da boca da mamãe ( mesmo que reclame, fique emburrada, discorde, etc, etc ), representando um NÂO carinhoso e bem sonoro...
Boa sorte e fico às suas ordens, Mannoun

3 comentários:

Alessandra disse...

Dra meu filho tem 11 anos e eu estou grávida de outro neném, porém ele não gostou de saber e mudou o humor e agora vive brigando, já tenho até reclamação da escola. Todos dizem que ele vai perder o lugar e isso me aborrece muito, os parentes não tem jeito e falam mesmo.

Anônimo disse...

Dra como colocar na cabeça de um jovem de 17 anos que deve estudar porque eu já fiz de tudo e ele só vive dizendo, "deixa comigo" e quando chegam as notoas estão todas muito baixas.Depois sobra pra mim, pois tenho que pagar professores extras pra ele passar de ano.

Liana Clara disse...

Caros amigos as respostas da Dra Mannoun estarão no blog na próxima segunda feira dia 15/8.
As respostas sempre são nas segundas após as perguntas feitas.

Postar um comentário