logo

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Tempo de descanso

O lazer é fundamental para o descanso da alma e do corpo. Um trabalho seguido, ininterrupto, muitas vezes esgota e se torna pouco produtivo e mais cansativo do que seria, caso houvesse uma pausa de tempos em tempos para “recarregar as baterias”. Um breve momento de lazer, de mudança de atividade ou de ambiente faz com que refresquemos o nosso cérebro e tenhamos mais disposição e novas idéias, e, assim sendo, produziremos mais no trabalho diário.

Vamos programar o descanso como programamos o trabalho, com o mesmo empenho e cuidado, para que ele seja um momento real de descontração e relaxamento e de mudança de atividades para todos na família.

Um final de semana bem aproveitado só será de fato bom para todos da família se existir uma troca de atividades para cada um. Isto é: fazer o que não se faz habitualmente.
A mãe que trabalha em casa, descansa se puder ler, assistir a um show ou ir a um cinema; a mãe que tem a dupla jornada, trabalhando dentro e fora do lar, talvez goste de uns momentos de lazer junto dos filhos, brincando ou jogando, sem se preocupar com mais nada; o pai terá seu descanso se fizer um churrasco ou criar um prato especial na cozinha ou até combinar um jogo de futebol com a garotada, filhos e sobrinhos, é uma farra e diverte muito. Já os filhos descansam se, em vez de estudar, brincam, jogam, ou ajudam o pai da cozinha.

Quando se viaja para a casa de férias, é importante ver se a mãe também terá o seu merecido descanso do dia a dia. Os trabalhos domésticos cansam muito e elas quase sempre acumulam tarefas de dona de casa, motorista, administradora e ainda passam o dia equilibrando as finanças do lar e precisam estar sempre atentas e criando condições para conhecer bem cada filho e filha que tiver. E as que ainda trabalham fora, precisam de mais tempo ainda para recuperar suas forças. Em resumo, é trabalho físico e mental constante. Por isso o descanso é mais do que justo e necessário, conseqüentemente é por aí que se deve pensar sobre o descanso de cada um de casa.

Algumas pequenas mudanças na rotina de cada um, no seu dia a dia, já podem ser um momento de descanso e um novo ânimo para a jornada seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário