logo

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Novo (antigo) regime

Por Maria Teresa Serman

Este texto é uma citação do livro CHIC ÉRRIMO, DE Glorinha Khalil. Os comentários sobre os trechos em destaque serão feitos no próximo: Elegância é Para Quem Quer.

Gostemos ou não, viver em grupo exige regras. Estamos sempre sendo avaliados - seja pela nossa aparência ou pelo modo como nos comportamos. Por isso, o conhecimento dos códigos pode facilitar muito a vida.

O problema é: onde estão esses códigos? QUEM ENSINA?

Antigamente era em volta da mesa que se aprendia a comer de boca fechada, a usar os talheres, a tomar sopa sem fazer barulho(e não avançar nas batatas fritas). Era também o lugar onde , discutiam os problemas da escola, as brigas com os colegas, as cenas vistas nas ruas, nos escritórios, a roupa certa para um casamento, para uma festa, e todos os dilemas éticos que surgiam nos relacionamentos. Com a correria dos dias de hoje, essse ritual tão comum foi praticamente abandonado.

As famílias ficaram pequenas, todo mundo trabalha até tarde; OS FORNOS DE MICROONDAS PERMITEM ESQUENTAR PRATINHOS INDIVIDUAIS QUE SERÃO COMIDOS EM FRENTE DA TEVÊ OU DO COMPUTADOR. Não TEM MAIS MESA, NÃO TEM MAIS MUITA CONVERSA - E, APESAR DO AFETO E DA IMPRESSÃO DE PROXIMIDADE, A VERDADE É QUE QUASE NÃO HÁ MAIS TROCA DE VALORES E DE EXPERIÊNCIAS. SEM MENCIONAR OS PAIS MODERNOS, QUE NÃO EDUCAM, COM MEDO DE REPRIMIR.

O caso é que, um dia, para grande surpresa de todos, as regras começam a fazer falta; descobrimos, em pânico, que não sabemos o que vestir e como nos portar num jantar de lugar marcado, quando somos obrigados a comer e conversar com gente que não se conhece, diante de pratos com nomes impossíveis de decifrar.

Calma. É justamente nessas horas que é preciso parar para reavaliar os parâmetros de comportamento, manter os que ainda fazem sentido e assimilar os novos. É TEMPO DE RECUPERAR O PRAZER DA CIVILIDADE - ao menos para os que teimam em acreditar que a civilização é uma necessidade e um prazer sofisticado.

É tempo de um novo regime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário