logo

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Filhos não se educam aos pacotes

Quem tem mais de um filho, é preciso que saiba que cada um é diferente do outro, com necessidades próprias e gênios bem diversos. Logo, precisam de um tratamento também diferenciado.

O amor que damos a cada filho deve ser o mesmo, o que varia são detalhes de atenção, conversas, atitudes, e até mesmo as repreensões. Tudo deverá ter uma medida certa para que nenhum se sinta lesado na sua parte afetiva. Nisso reside a grande dificuldade de muitos pais e mães, por não saber calcular essa dose certa a cada um.

Penso que os pais de modo geral deveria vir com um “dosômetro” , isto é uma capacidade interna de saber multiplicar-se a cada filho que chegasse, para que nenhum venha a se sentir menos amado.

A cabeça humana é muito complicada e a dos filhos, principalmente a dos adolescentes é ainda mais. Eles têm o costume de se acharem o menos amados entre os irmãos e criam verdadeiros caminhos tortuosos para justificarem esta carência afetiva de que “sofrem” por conta de seus pais não saberem dosar bem o carinho entre os filhos.

Faz-se necessário aos pais colocarem-se no lugar do filho ou filha para sentirem a necessidade de cada momento daquele ou daquela filha, para que, com isso, ele ou ela se sintam mais amados.

Às vezes são uns pequenos detalhes de carinho, como lembrar de trazer nas compras algo de que o filho goste,programar uma saída para um lanche só com esta ou este carente, ou uma ida ao shopping pra comprar aquela roupa pra festa do final de semana.
Dá trabalho? Com certeza, mas o produto é muito bom, seremos sem dúvida mais amados por eles e eles terão a certeza do nosso amor incondicional.

Um comentário:

Patricia disse...

Adorei! Essa dosagem da atenção deve ser considerada tanto em famílias grandes quanto nas que têm menos filhos. O clássico "filho do meio" parece que é o que mais sofre: sendo mais moço, tem que aproveitar as roupas do maior, mesmo se não for do seu gosto, e já que não é mais o caçúla, aí tem que dar o bom exemplo! Haja SENSIBILIDADE dos pais pra lidarem com as DIFERENÇAS...é...criança sofre, se não puder contar com a compreensão de pais esclarecidos e intuitivos. Boa dica pra quem está começando a animada vida de família!

Postar um comentário