logo

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

5 coisas para fazer até o Natal

Num piscar de olhos e já estamos em outubro. O ano voou de tal forma que nos assusta a chegada das festas, sem termos feito metade do que planejamos. Chegou o momento de dar uma parada, separar uns minutos e fazer um planejamento para os afazeres até o final do ano.

Para não sobrecarregar dezembro, que por si já é um mês lotado, vamos ver o que podemos adiantar, desde agora:

1 – a famosa faxina de fim de ano – separar o que não nos serve mais, ou o que não usamos por mais de um ano, para doar.  As roupas nossas e das crianças – ensinar a garotada desde pequena a passar a diante o que não serve mais. Incluindo os brinquedos, ainda bons que poderão alegrar outra criança.

2 – Passar o pente fino no que acumulamos durante todo o ano: sacolas, papéis, vidros, potes, garrafas, embalagens, dividir em: vou usar? Tem utilidade para médio prazo? Não vou usar tão nunca? Eu sabia que tinha? – mandar para doação o que for útil, e para o lixo o que não presta mais. O que restar para ser guardado, colocar em caixas, com o nome do que tem dentro, para facilitar a busca posterior.

3 – Marcar médicos pendentes e exames -
  fazer o checkup de cada um que esteja precisando – o dermatologista para aquela mancha que teima não ir embora; o gastroenterologista para aquela dorzinha chata, toda vez que come; o dentista, para ver as boquinhas das crianças; os exames pedidos que ficaram no fundo da gaveta – ver as datas para saber se ainda pode fazer. Colocar a saúde em dia, para passar umas férias mais tranquilas.

4 – Planejar a festa de Natal –
a compra dos presentes, o quanto pode gastar com cada um, quem poderá ser presenteado; a ceia, qual será a verba para este item, para programar uma ceia que caia bem também no bolso da família; os enfeites, o que pode ser aproveitado do ano anterior; criar uma tradição na família, arrumando o presépio no início de dezembro; as roupas das crianças, um toque de novo para cada um. A celebração merece todo o nosso cuidado.

5 – A limpeza da alma – por último, mas nem um pouco menos importante, é o cuidado com nosso interior. Uma boa confissão, para completar a faxina geral, tanto nossa quanto dos filhos. Sugerir aos que já tem idade para tal, que fale com o sacerdote, que se preparem para estar bem por dentro e por fora.

Com tudo adiantado e planejado vamos entrar em dezembros mais tranquilos, e preparados para enfrentar os dias quentes e o mau humor de muitos nas ruas. Teremos um semblante mais alegre, transmitindo aos outros o verdadeiro espírito Natalino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário