logo

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Alegrar a família com Bom humor

Uma virtude fundamental na vida familiar é a do bom humor. A alegria é a porta aberta para várias virtudes. Com ela removemos montanhas. Caras alegres, é uma boa maneira para contornarmos crises familiares, que vem do cansaço e do atrito entre as pessoas de casa.

Uma pessoa mal humorada contamina o ambiente e tira a alegria dos outros. Esta virtude do bom humor trás alegria e esperança aos nossos lares, anima as pessoas.

Ajuda muito, quando estamos mal humoradas, olhar o espelho. O rosto contraído tem rugas, fica feio, as feições ficam duras, nos envelhece e o melhor remédio para resolver estes problemas não são cremes caros, lipo aspiração nem ácidos rejuvenescedores, o remédio é barato: Basta colocar rostos alegres.

A alegria também contagia e assim não só nos rejuvenescemos como também seremos mais bem humoradas e deste modo vamos ultrapassar barreiras, como por ex.: a do temperamento oscilante dos nossos adolescentes e de suas crises existenciais. 

Uma amiga médica , costuma dizer que mãe deve cantar; filho se sente seguro e pensa: Se mamãe canta tudo deve estar bem.Podemos cantar quando chove, quando o cansaço nos domina, para disfarçar nossas preocupações e assim não estaremos entristecendo os outros.

A vida tem momentos difíceis, bons momentos e momentos neutros e vamos vivê-la como ela é. A diferença esta  em vive-la atentas a virtude da alegria , vamos olhá-la com olhos cristãos. Saber que Deus nos ama e é um pai bom e misericordioso, vai nos ajudar a encontrarmos forças para vencer os obstáculos que nos entristecem.

Não devemos nos deixar levar pelas dificuldades, analisá-las bem e procurar a maneira de vencê-las, com a ajuda de Deus; e isso vai nos repor a alegria de viver. É  preciso, com a ajuda da generosidade ver mais o lado bom das coisas e das pessoas e valorizar isso.

As “ grandes tragédias” que vivemos no nosso dia a dia no lar, muitas vezes nem existiriam se usássemos uma boa dose de bom humor. O marido que chega com a piada do espelho e a mulher. Ao invés de ficar aborrecida a mulher pode contar outra e descontrair o clima que por causa de uma bobagem poderia ficar pesado. (depois conto a piada).

O bom humor é mais do que uma gargalhada estrondosa, ele revela-se num sorriso, num rosto sempre risonho. Ele ajuda a vencer o cansaço, levanta o animo e quebra a monotonia do lar, com ideias sempre novas que agradem a todos.

Esta virtude dá frutos muito rapidamente. Faz com que marido e filhos gostem de voltar para casa.
Porém temos que lembrar que casa alegre não é sinônima de casa sem exigências. As exigências são necessárias para tornar melhor a vida do lar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário