logo

domingo, 21 de novembro de 2010

Enjôos na gravidez

Como tive 9 filhos, pude vivenciar estes enjôos algumas vezes e posso garantir que passam! É de fato algo desesperante para mãe de primeira viagem e, diga-se de passagem, para mãe de terceira, quarta... Uma situação que pode desanimar e fazer com que nos sintamos deprimidas, ao invés de alegres com a nossa tão desejada gravidez.

Nestas muitas experiências que tive , pude experimentar algumas soluções que deram certo ou ajudaram muito a enfrentar estes 3 a 4 meses de vida mareada e sem graça dos enjôos.

O mais engraçado é que enjôo de grávida não tira a fome, você come e em seguida esta enjoada, coloca tudo pra fora e daí a pouco esta querendo comer e se não come fica enjoada de novo e assim passam os dias. É meio louco e muito confuso. Nada numa grávida se explica com muita facilidade, os hormônios em ebulição ajudam pra aumentar este estado de ânimo oscilante e leva o marido a loucura também, pois nunca sabe o que fazer pra agradar.

Vamos então as dicas:

1 – Beber água bem gelada – ajuda a diminuir os sintomas e anima um pouco – de preferência colocar gelo no copo e ir chupando gelo até dizer chega.
2 – Água com limão – a acidez do limão ajuda também a diminuir o mal estar – nada científico, mas com certeza comprovadamente eficaz.
3 – Remédios para enjôo – Dramin, Digesan – funcionam, mas deixam a grávida mole e com muito sono. Quando é o primeiro filho ainda dá pra ficar dormindo a maior parte do dia, mas depois, não podemos mais nos dar a este luxo.
4 – Comer em curtos períodos – não deixar o estomago vazio muitas horas – um biscoito de sal ajuda tanto a deixar o estomago forrado como também diminui o enjôo.

Depois de tomar todas as providências para minimizar o problema, o que nos resta é aguardar o tempo passar, saindo pra fazer compras para o bebê. Isso anima e faz com que o tempo passe mais rápido e tenhamos que nos preocupar com a outra parte da gravidez: O aumento de peso. Mas isso é uma outra história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário