logo

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Elegância e Etiqueta na Entrevista de Emprego

Por Maria Teresa Serman

A entrevista é o início do processo de entendimento das regras corporativas da empresa em que se deseja entrar. O candidato deve pesquisar o "estilo" da empresa, para estar mais à vontade diante do entrevistado, e não perder pontos com detalhes que parecem de menor importância, à primeira vista, mas não o são.

Uma atitude interessada começa desde um olhar franco, olho no olho, mas sem arrogância, passando por uma postura ereta, relaxada, não desleixada, pelas roupas sutilmente escolhidas para transmitir a mensagem subliminar adequada e segura. Os itens da aparência serão objeto de um texto posterior, pois há vários pontos a se analisar.

Neste momento de decisão, o proponente é o produto a ser "comprado" e por aí deve começar sua auto-análise antes de apresentar-se. Deve se examinar no espelho exterior e interior e perguntar a si mesmo: Eu me contrataria? No que devo melhorar para ser mais interessante? Geralmente essa melhora começa por uma atitude pró-ativa, buscando pesquisar com antecedência as características próprias do trabalho e do lugar, para poder demonstrar esse conhecimento naturalmente, sem exibição ou distanciamento.

Essa iniciativa preparatória vai impulsionar o candidato no momento de pressão; terá mais segurança e isso transparecerá quando estiver frente a frente com seu entrevistador. A linguagem do corpo expressará também, apesar do nervosismo, suas credenciais para o emprego, dando suporte às palavras. Serenidade, discrição, empatia - tudo isso é consequência desse processo propedêutico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário