logo

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 104)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos.


1 – A. diz: Dra sou professora e vejo que meus alunos adolescentes desde os 14 anos , só falam em beber. Gostam de contar como enganam os pais e saem para beber muito nos finais de semana. O que eu, como professora posso fazer pra ajudar a mudar um pouco este costume?

RESP: Cara Professora
Não sei qual a sua área de atuação, mas sensibiliza-me sua preocupação concreta por seus alunos e a felicito por isto! Seu Colégio é Público, particular?

Uma ideia que sugiro é que poderia - quem sabe! - introduzir o tema do alcoolismo em uma ( ou varias ! ) de suas aulas, pedindo que os alunos pesquisem o assunto sob diferentes abordagens - em que consiste o alcoolismo, como o organismo humano reage ao álcool, os prejuízos para a família, para si mesmos, conseqüências ao longo da vida, etc, etc.

Combine com algum ou mais algum dos outros professores que também se animem a fazer o mesmo, quem sabe dá certo?

E terminariam os alunos por chegar às conclusões para a própria vida, solicitando talvez uma visita ao grupo de Alcoólicos Anônimos ( que existe em todas as cidades,) realizando entrevistas ou algo similar. Deveriam ser selecionados aqueles alunos que tivessem condições humanas para não ferir sensibilidades caso aceitem este tipo de atividade.

Que acha? Especialmente creio que deva sempre pedir a Deus por todos, caso ainda não o faça...

Fico a seu dispor e desejo-lhe perseverança e Boa Sorte em seu empreendimento! Mannoun

Um comentário:

Anônimo disse...

Minha filha tem 12 anos e noto que tem uma péssima memória e por conta disso tira notas baixas nas matérias que precisa decorar. Eu estudo com ela, ajudo a criar manobrar pra lembrar , mas na hora da prova ela diz que não lembrava. O que devo fazer? Somos só nós duas, porque o pai faleceu quando ela tinha 4 anos.

Postar um comentário