logo

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 101)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos.

1 – M.A.diz: Dra eu e minha mulher discordamos muito sobre a forma de educar nossos 3 filhos. Ela acha que deve deixá-los mais soltou, sem muitas cobranças e eu acho que este mundo não está fácil e é preciso maior rigor e mais cobranças. Com isso eles aproveitam e acabam sempre se livrando dos castigos e punições pelos seus erros. O que posso fazer para mudar isso enquanto ainda é tempo. Eles tem 9.11 e 15 anos.

Caro Sr M.A.
Escolha um local bem agradável e convide sua esposa para estarem juntos aí .Procure então conversar serena e calmamente a sós com ela para chegarem a um acordo sobre a melhor forma de educar seus filhos, esforçando-se cada qual para desarmar-se, ouvir o outro de coração aberto, sem manter uma posição rígida.

Negociar é sempre um termo interessante. O senhor pedirá que ela exponha suas razões e pontos de vista e o senhor exporá os seus. O que não deve acontecer é que os filhos ( são sempre muito vivos e inteligentes, além de " chantagistas ") repito , que os filhos se aproveitem das diferenças entre vocês. Não se enganem - eles captam tudo e - mesmo sabendo que assim não está bem- se aproveitam, como o senhor mesmo ponderou.

A questão é que os frutos de uma bela e uníssona educação irão se perder e os prejudicados serão os próprios filhos....
Os pais devem se entender e um confirmar a posição do outro mesmo que discordem ( por dentro e depois ponderem dialogando entre si ! ) - jamais diante dos filhos porque isto enfraquece a autoridade de ambos e os filhos ficam à mercê de si mesmos...

Vocês se amam, desejam o melhor para a família, tanto que existe esta preocupação por ouvir uma opinião profissional. O que lhes digo é que VALE A PENA todo esforço por oferecer aos filhos o que cada um dos pais tem de melhor, mas sempre NUMA SÓ VOZ!

Como se diz popularmente, “o pai (ou a mãe) diz Bem , a mãe ( ou o pai ) deve dizer Amém " e com isso os filhos sentir-se-ão em segurança, amados e protegidos !

Afirme para sua esposa que deseja chegar - com ela - a um denominador comum na educação dos seus filhos. Cada qual deverá certamente ceder em algum( s) ponto( s ) - ambos tem razão, ambos não a terão em algo e faz-se necessário ter humildade e - pelo menos - tentar !

Boa sorte e creia- VALE A PENA !!!! Parabéns por sua bela FAMÍLIA ! Fico às ordens, Mannoun

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber como lidar com um jovem que descobriu estar com cancer e que tem que fazer o tratamento? Meu filho tem 18 anos e descobrimos um tumor malígno e não dá pra esconder dele que tem que fazer quimioterapia. Estamos muito nervosos, eu e o pai e a irmã menor só faz chorar.

Cláudia disse...

Dra o que a senhora acha de deixar uma jovem de 12 anos namorar? Ela prefere dizer "ficar" mas eu acho isso muito estranho.

Postar um comentário