logo

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 103)


As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos.


A. diz: Dra meu filho tem 11 anos e eu estou grávida de outro neném, porém ele não gostou de saber e mudou o humor e agora vive brigando, já tenho até reclamação da escola. Todos dizem que ele vai perder o lugar e isso me aborrece muito, os parentes não tem jeito e falam mesmo.

RESP: Cara Sra A.

Um grande abraço de parabéns por sua generosidade acolhendo mais um filho - que beleza !
Não se incomode muito com o que dizem os familiares- não é por mal que falam, mas cada vez é mais difícil que as pessoas entendam, no mundo egoísta em que vivemos, que acolher uma nova vida é o que temos como maior dom a oferecer a alguém !
Quanto ao seu filho de 11 anos, que os pais sejam mais e mais pacientes com ele, que foi filho único até agora... e o ajudem a aceitar como um presente a vinda do irmão, companhia, alegria, alguém com quem irá compartilhar brincadeiras,dar exemplo, ensinar coisas, dar risadas, dividir preocupações...
Quais as atividades dele? É uma criança a quem vocês proporcionam tudo? Está acostumado a ouvir um NÃO de vez em quando? Como é com os amigos?
Vejam que há necessidade de uma educação que leve os filhos a terem um coração grande e generoso, acostumados a saber esperar pelas coisas e a não serem imediatistas...
Com seus 11 anos já está ingressando na puberdade, as mudanças hormonais se fazem sentir e isto também influi no seu comportamento- explica, não justifica...
Animem-no com relação aos estudos, sem oferecer recompensas por aquilo que é um dever e uma obrigação. Sua atividade principal no momento é estudar, ser um bom filho dos seus pais que o amam muito, levar adiante um programa para sua vida, ajudar nas tarefas de casa, ser bom amigo dos amigos que isto é que fará dele um homem de bem. Não tenham medo e vivam bem entre vocês- vale a pena uma família unida !
Fico às suas ordens, Mannoun

2 – A. diz: Dra como colocar na cabeça de um jovem de 17 anos que deve estudar porque eu já fiz de tudo e ele só vive dizendo, "deixa comigo" e quando chegam as notas estão todas muito baixas. Depois sobra pra mim, pois tenho que pagar professores extras pra ele passar de ano.

RESP: Caro(a) A.
Seu filho tem tarefas em casa? Faz algum curso profissionalizante, algum estágio que lhe proporcione remuneração? Aos 17 anos, qual a sua escolaridade? Não é bom que os pais proporcionem professores particulares aos filhos, salvo aqueles que tenham alguma dificuldade objetiva e que não consigam avançar mesmo estudando e se esforçando! Estudar é um dever dos filhos e não uma obrigação para os pais - é a vida deles que se está estruturando, e são felizes quando os pais lhes podem proporcionar esta oportunidade!
Conversem com ele com tranquilidade, perguntem se não deseja estudar, o que tem vontade de fazer como atividade produtiva, trabalhar, ingressar no mundo operativo, ser útil á sociedade, mas especialmente a si mesmo!
Quem sabe vocês terão uma bela surpresa com o filho?
Não tenho maiores dados para uma orientação mais eficiente, mas fico às suas ordens, ok ?
Atenciosamente, Mannoun

Um comentário:

Anônimo disse...

Dra sou professora e vejo que meus alunos adolescentes desde os 14 anos , só falam em beber. Gostam de contar como enganam os pais e saem para beber muito nos finais de semana. O que eu, como professoara posso fazer pra ajudar a mudar um pouco este costume?

Postar um comentário