logo

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Estou sozinho

Por João Felipe Belo

Como o blog Negócios de Família trata muito de relacionamentos, namoro, casamento, filhos, resolvi falar de outra questão, que é o momento em que estamos sozinhos na vida. Estar sozinho, para muitos, é sinônimo de solidão, até mesmo de um certo abandono, como se estivéssemos sozinhos mundo. Existe uma grande tendência a enxergar a vida de uma forma em que, ou temos alguém ao nosso lado, ou não temos nada.

Claro que alguém que está namorando ou casado também pode – diria que deve! – achar tempo para curtir as amizades, não descuidar do trato com os familiares, mas quando se está sozinho, podemos, sim, pensar mais no outros, buscar servir mais – afinal, a disponibilidade é maior -, viver mais intensamente as amizades que estão a nossa volta. Viajar com os amigos e com familiares, também é uma boa oportunidade de curtir todos aqueles que amamos.

Também é um momento bacana de se pensar com objetividade no que queremos, tanto no campo profissional como afetivo. Talvez, se estivéssemos acompanhado de alguém, não seria possível buscar respostas mais precisas, pois condicionaríamos as nossas buscas ao outro. Não que tal condicionamento seja ruim, mas a “solidão” nos dará uma outra - e preciosa – compreensão da vida.

Assim, vive-se bem tanto o estar sozinho como o estar com alguém, pois todos os momentos da vida podem ser um grande momento para se abrir aos outros, procurar viver com leveza as diversas fases da vida, sejam quais forem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário