logo

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 139)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos. Podem fazer suas perguntas nos comentários.

Para todas a MÃES desejo muita alegria e paz pelo "Dia das MÃES " !! e sempre !
Um abraço amigo da Mannoun

1 – A. diz: Dra o médico disse que minha filha de 17 anos tem lúpus, a senhora poderia me explicar um pouco o que é isso e o que podemos fazer para ajuda-la? O médico não falou quase nada e foi muito seco.

 RESP:Caro(a) A.
  O Lúpus é uma doença do grupo das doenças autoimunes, que significa que a própria pessoa desenvolve elementos que atingem as células do seu organismo com várias manifestações clínicas, sendo mais comum nas pessoas do sexo feminino.
Qual o médico que a família procurou?Já foram feitos os exames para diagnóstico correto?
Não se aflijam com as respostas " secas " do médico! Se confiam nele, insistam nas perguntas e se de todo não obtiverem as respostas que precisam,avisem que vão  procurar outro em quem confiem e voltem a questionar.
 Em geral as pessoas com suspeita de lúpus devem ser atendidas por um(a)  medico(a) Reumatologista, que é o mais indicado. Seu médico é um  especialista? Caso não seja, procurem logo ouvir outra opinião e complementarem os exames diagnósticos necessários solicitando todas as explicações com mais detalhes, uma vez que cada pessoa é única e o médico assistente é quem pode avaliar o que se passa com mais propriedade.
Sejam pacientes uns com os outros no dia a dia porque há doenças que exigem tratamento longo e na idade dela, sempre se deseja que as coisas se resolvam com rapidez...
Fico a seu dispôr com o desejo de boa sorte `a sua filha e para a Mamãe alegria e paz no seu dia e a cada dia !
Atenciosamente, Mannoun

2 – C. diz: Meu filho começou a fumar com 15 anos e estou preocupada com medo de que ele vá para outras drogas. Imagine que ele disse que era a favor da marcha da maconha! O que devo fazer para conseguir evitar que chegue a outros vícios?

RESP: Cara Sra C.
 Não sei qual a idade do seu filho hoje, mas penso que ele queira  ( se ainda não fez 18 anos ...) causar impacto em casa ao dizer que é a favor da marcha da maconha. Aliás, " celebridades " que deveriam se posicionar contra, lamentavelmente fazem propaganda da liberação de drogas pesadas em termos muito atraentes e convincentes para os jovens, mesmo sabendo o caos que qualquer droga- leve ou pesada -representa para as famílias e para a  sociedade... Aliás os adultos estão sendo incoerentes porque fazem propaganda por um lado e desejam mostrar o mal por outro...Os próprios adolescentes observam e comentam isto !
Converse com seu filho sem recriminá-lo e mostre a ele a responsabilidade que todos temos - na família  e na sociedade, quanto à nossa própria vida, cuidados, saúde, meio ambiente, uso do dinheiro público, enriquecimento ilícito, circulação das drogas, jogo, prostituição, rebaixamento da dignidade do ser humano quando levado a não valorizar-se a si próprio nem ao próximo...
Os jovens são sensíveis quando lhes mostramos serenamente seu papel na construção de um mundo melhor, especialmente quando damos a eles exemplo com a nossa própria vida.
Desejo  que a senhora chegue ao coração de seu filho sem medo nem angústia, mas com alegria e paz.
Mannoun

2 comentários:

Anônimo disse...

Dra meu filho vai pras baladas e volta se gabando que "ficou" com 5 garotas e por aí. Acho muito errado isso, mas meu marido acha legal e ainda dá apoio. Como devo agir pra mostrar o lado certo para meu filho,e ao mesmo tempo para meu marido? Ele tem 18 anos e se acha o tal com as garotas.

Amélia Garrido disse...

O que posso fazer agora com minha filha tão desobediente, tanto na escola quanto em casa. Na escola é a falta de respeito com os professores e vandalismo. Em casa é com os pais, implicância e desrespeito. Ela está com 17 anos. Só tenho ela de filha e já tive com 30 anos.

Postar um comentário