logo

sexta-feira, 4 de maio de 2012

COMO AJUDAR A CRIANÇA A DORMIR NA HORA CERTA

Por Agnes Gabriella Milley

Esqueça as sugestões abaixo se a criança dorme bem e não reluta para cair no sono. Mas, se for rebelde, experimente:

* Leve-a a perceber a administração do tempo, habituando-a a uma rotina. As refeições, o banho, a hora de brincar com os pais necessitam de horários definidos e comportamentos padronizados. Crie a rotina de atividades certas em horas certas.

* Um banho morno e cantigas calmas ajudam muito. O dia da criança, ao se aproximar a hora do sono, deve evoluir de brincadeiras mais agitadas para outras mais calmas. Evite "agitar" a criança em horas que antecedem sua ida para a cama.

* Evite o colo. O berço é o lugar certo para a criança dormir. Se dormir no colo, coloque-a no berço. Acostumá-la ao colo cria hábitos de rejeição à cama. A criança precisa ir se habituando a ficar sozinha na hora de dormir. É difícil, mas importante.

* Torne toda a casa serena. Ao se aproximar a hora de dormir, vá, aos poucos, diminuindo a iluminação, deixe a televisão em volume baixo e evite conversas próximas à criança. Uma música suave não apenas acalma como também estimula a abertura do cérebro para a sonoridade.

Sabe-se hoje que dormir constitui o grande estímulo para o desenvolvimento cerebral, pois é durante o sono que se formam proteínas fundamentais para a memória, crescimento corporal e aprendizagem.

A Construção do AFETO - Celso Antunes
Augustus Editora , São Paulo 1999

Nenhum comentário:

Postar um comentário