logo

sábado, 5 de maio de 2012

Higiene na cozinha

Por Maria Teresa Serman

Este texto foi baseado em uma newsletter da autora do blog Aromas & Sabores - recomendo -, Andréa Potsch, com quem já fiz um curso de mesa de frios, excelente. Ela é competente e criativa, e achei as dicas muito oportunas e adequadas. Algumas já praticava, mas adquiri novos hábitos a partir de suas sugestões. Espero que gostem.

1) A esponja da pia da cozinha deve ser usada com produtos de limpeza apropriados para esse fim, e não outros de limpeza pesada, abrasivos ou sabão em pó. Estes são para o resto da casa. No caso da esponja, deve ser trocada por uma mais nova a cada quinze dias, e, dependendo do montante de louça da casa, semanalmente. É um "travesseiro" para bactérias. Se não puder trocá-la com esse intervalo, pelo menos deixe-a de molho em água clorada.

2) Pano de prato - "sua cozinha deve ter um pano separado para a louça e uma toalha para ser usada somente para as mãos. Há quem use um pano para louças e o mesmo pano para pegar panelas quentes, para mão e rosto, e que, na distração, ainda vai parar pendurado na cintura ou no pescoço... Panos de prato devem ser trocados regularmente e em uma cozinha movimentada devem ser trocados todos os dias." São panos para enxugar utensílios que se põem na boca ou onde se deposita comida, prestem atenção!

3) Quando for lavar verduras, frutas, carnes, não o faça usando diretamente sobre a cuba da pia, que é um berço de bactérias também. Use uma vasilha ou várias separadas para esse fim, só para a cozinha. Bacias de tanque no tanque, da cozinha na cozinha, cada coisa em seu lugar!

4) O lugar certo para descongelar comida é dentro da geladeira, e não na pia de um dia para o outro, tempo que às vezes se estende indefinidamente. Se precisa descongelar com pressa, coloque em um saco plástico bem fechado em uma bacia com água gelada ou no micro-ondas. E não congele de novo!

5) Nesta cidade de calor senegalesco, não há possibilidade de deixar comida esfriar por horas antes de levá-la à geladeira. Não vai perder calor, vai virar estufa de bactéria. O melhor é resfriá-la mais rapidamente dentro de uma bacia com gelo, ou então deixar debaixo de um ventilador de teto e guardá-la logo no refrigerador. Em vasilhas de plástico de boa qualidade, sem substância tóxicas, de inox ou vidro. Jamais em panelas de alumínio ou de outro material.

6) Lixeirinha de pia ou paninhos são também fonte de micro-organismos, mas há os que não podem passar sem eles - como eu, aliás. Devem ser lavador diariamente, fervidos ou colocados em água clorada. A lixeirinha deve ser secada com álcool. E quando começarem a se desgastar, troque-os, ambos, a lixeira e os panos, os últimos são meio descartáveis mesmo.

7) Há sempre os retardatários para o café da manhã, e os frios e queijos vão esquentando na mesa. Estabeleça um horário limite para a mesa ser tirada e os alimentos refrigerados. Depois cada um que pegue na geladeira e se sirva, recolocando no refrigerador logo em seguida.

8) Cuidado com utensílios com abas, frestas, ressaltos, pois nesses se acumulam sujeira e limo. É preciso limpá-los bem, com escovas próprias e paciência, e mantê-los assim. Ah, e não esqueça a jarra do liquidificador e frisos internos desta.

9) Quanto às tábuas de corte, assisti recentemente a um programa em um destes canais de ciência no qual o especialista provava, depois de testes de laboratório, que as de madeira são mais higiênicas, pois o material é um pouco germicida. Pode-se deixá-las secar ao sol ou pôr alguns segundos no micro-ondas - isso vale também para as chamadas colheres de pau. As tábuas de polietileno devem ser muito bem esfregadas com solução clorada. E ambas devem ser trocadas por mais novas assim que apresentarem sulcos e alterarem a cor.

Solução clorada (recomendada pela Andréa) - 1 litro de água para 15 ml de água sanitária (aquela comum sem aroma e sem corante com 2% a 2,5% de cloro ativo).

Uma dica (de novo da Andréa)- Potinhos de plástico podem juntar bactérias que não saem com uma lavagem comum e a comida armazenada ali pode estragar mais rápido. Depois de lavar, deixe seus potes de molho em uma solução clorada ou borrife álcool 70° e deixe-as secando naturalmente. Faça esse procedimento principalmente depois que algum alimento estragou dentro do pote.

Nenhum comentário:

Postar um comentário