logo

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Receber com criatividade (3ª parte)


Por Maria Teresa Serman

Se o tempo está propício a uma "geladinha" (ou algumas), eis uma receitinha que alguns certamente já põem em prática, embora sempre haja alguém que não saiba:

Você enche um isopor ou tina com as garrafas (ou latas), e coloca bastante gelo por cima.
Depois prepara a seguinte mistura:
Para cada saco de gelo -  colocar 2 litros de ÁGUA + 1/2 Kg de SAL + 500 ml de ÁLCOOL.
Pegar essa mistura e derramar por cima do gelo que já está na tina com as garrafas.
Eles garantem que em três minutos o conteúdo chega a -5ºC e tudo fica gelado.
Estas dicas são da Brama.
Se usar o tanque, forre com jornal as laterais e um pouco do fundo, para conservar melhor a temperatura, cobrindo com jornal também.

Como estamos nos preparando para um período mais frio, que deve vir sei lá quando, pois só ameaça, não se instala, vamos dar dicas e receitas de reuniões regadas a vinho,  com musses salgadas e sopas. Claro que não esquecemos do fondue, mas ele merece um capítulo à parte.

Se você tem uma varanda ou jardim acolhedor, pode explorar isso mesmo no frio, desde que ponha um aquecedor, na primeira, ou uma pira acesa, no espaço mais amplo. Deixe um banquinho de madeira ou cadeira com paximinas diversas e mantas quentinhas para os convidados mais friorentos ou desprevenidos.  Dará um toque charmoso e colorido ao cenário. Pode espalhar velas nos cantos ou mesinhas, que elas ajudarão a dar um clima, nos dois sentidos.

Dê preferência aos recipientes e bandejas de madeira, que são mais típicas desse tipo de evento. E coloque os guardanapos de pano maiores, de que já falamos, para os convidados que não estiverem à mesa abrirem sobre os joelhos, para não se queimarem ou sujarem com as sopas. Estas podem ficar em réchauds ou panelas especiais para fogão e mesa, como sopeiras, é muito prático e bonito, ganhei uma e adoro. O vinho, tinto de boa qualidade e que harmonize com os sabores servidos - nada de "envenenar" os amigos com aqueles de 1,99 tão conhecidos - , deve repousar em um decanter ao alcance de todos, e ser constantemente reposto. O mais delicado é ter mais de um tipo de vinho, como carmenère e cabernet, tannnat e malbec, ou qualquer outra dupla do mesmo nível ou melhor, para agradar o gosto de todos.

Para encerrar a ceia invernal, empilhe barras de chocolate de sabores variados, brancos e escuros, de jeito que as cores criem um conjunto atraente. Deixe do lado uma faca que corte bem o chocolate em cima de uma tábua de vidro. Falando no chocolate, uma barra do meio amargo pode ser derretida, pouco antes do café, e se mergulharem colherinhas nele ficando cobertas, e deixar que sequem um pouco, para que, ao mexer o líquido na xícara, soltem seu sabor. Um toque final de classe. Também podem ser servidos chocolate quente e capuccino, se você tiver a máquina (meu sonho de consumo do lar no momento).

O próximo texto será só com receitas de musses, sopas e algumas bebidas. Ate lá!



Nenhum comentário:

Postar um comentário