logo

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 141)


As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos. Podem fazer suas perguntas nos comentários.

1 – A. diz: A senhora falou acima sobre o garoto na balada e eu pergunto: Nessas festas onde o adolescente acaba abusando de algumas coisas que são ilegais e ou não fazem bem a saúde como as drogas, o álcool, êxtase, maconha e etc; omo devo orientar e convencer aos meus 2 filhos que é errado e não devem experimentar?

RESP: Caro(a) A.
 Orientar os filhos é tarefa permanente dos pais e desde pequeninos, um processo diuturno, respondendo perguntas,explicando, mostrando os dois lados, juntamente com a responsabilidade sempre pessoal das escolhas que por toda a vida devemos fazer. 

Muito bom receber sempre os amigos dos filhos em sua casa, estabelecendo um convívio saudável e confiante, para que se conheçam bem e os pais saibam como são e quais os valores com que são criados e que levarão pela vida.

Ao chegarem à idade de sair para as festas, baladas, encontros com os outros, estas boas amizades estabelecidas serão uma força que superará  a pressão de grupos externos e estranhos, minimizada pelos amigos que construíram desde pequenos, com os mesmos valores e educação. 

Este é o caminho para que não sejam tentados a experimentar drogas ( licitas ou não ) porque a força do grupo de amigos será maior e enfrentarão gozações dos outros com espírito esportivo e mesmo, ajudarão os mais fracos.

A boa educação e o exemplo em casa serão sempre os  maiores e mais fortes  educadores assim como o carinho e o fato de que cresceram confiando e recebendo a confiança dos pais . 

Não se deixem levar pelo terrorismo e o medo, mas também não permitam tudo - o não dito com serenidade juntamente com o porque não, é esperado e desejado pelos filhos, mesmo que aparentemente reclamem... Atenciosamente, Mannoun

2 – A. diz: É normal em uma menina de 12 anos, a menstruação ocorrer em intervalos de 21 dias e vir em muita quantidade?

RESP: O ciclo menstrual mais curto, como o de 21 dias não apresenta maiores problemas mesmo aos 12 anos. O fluxo menstrual maior ou menor, assim como a regularidade nas menstruações, devem ser acompanhados pelo médico que conheça bem sua filha e esteja atento ao seu desenvolvimento, crescimento, alimentação, exercícios etc.,.
É uma idade delicada que merece mais atenção, por vezes cheia de questionamentos e sempre é interessante que recebam uma  orientação mais de perto,ok ?
Um abraço e fico às ordens, Mannoun

2 comentários:

Carmem disse...

Dra estou sofrendo muito por não saber nada para o futuro incerto da minha filha que está com 3 anos de idade e teve o diagnóstico de Agenesia Parcial , e na época o médico disse que eu não tivesse muitas esperanças quanto ao futuro dela. Cada dia tem sido uma imensa angustia e a cada ocorrência penso que é o fim da minha filha. O que posso fazer para cuidar melhor dela e dar a ela o melhor de qualidade de vida. Tenho outro filho e este é perfeito. O que fiz de errado para que ela nascesse assim?

Liana Clara disse...

Carmem, sua resposta estará no blog na próxima segunda feira. A dra Mannoun sempre responde as perguntas feitas, na segunda feira seguinte. Por favor aguarde.
Não deixe de ter fé e dar muito carinho a sua filha, isso é muito importante sempre!

Postar um comentário