logo

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 140)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos. Podem fazer suas perguntas nos comentários.

1 – A. diz: Dra meu filho vai pras baladas e volta se gabando que "ficou" com 5 garotas e por aí. Acho muito errado isso, mas meu marido acha legal e ainda dá apoio. Como devo agir pra mostrar o lado certo para meu filho,e ao mesmo tempo para meu marido? Ele tem 18 anos e se acha o tal com as garotas.

RESP: Cara Sra.A.
 Vocês tem só este filho? Ele estuda, trabalha, pratica esportes, pertence a algum grupo jovem?
As companhias, amizades, atividades de um jovem são muito importantes! Por suas palavras, parece que o centro das atenções dele são as festas, garotas, etc.
Converse primeiro com seu marido e pergunte por quais razões ele acha correto o que filho diz que faz, uma vez que o apoia.
Comente com muito carinho e firmeza que a senhora discorda e porque, explicando seus motivos. Aborde o que seja uma sexualidade saudável e o quanto esse tipo de “experiências” é prejudicial a todos, porque o jovem fica com uma ideia totalmente desvirtuada e chegará ao casamento - se chegar a se casar- gasto e com sérios distúrbios de comportamento, comprometendo sua pessoal união.
Esclarece o quanto esta atitude a faz sofrer, para que ele procure se modificar ou pelo menos, não aplauda as coisas das quais seu filho  se gaba.
Converse também com seu filho, calma e serenamente e mostre o quanto a mulher perde em dignidade quando não se respeita nem se faz respeitar. Pondere com ele também o que seja uma sexualidade saudável, humana e não promíscua, que sabe esperar e ter discernimento para selecionar e saber escolher aquela que será a companheira de seus dias e que não poderá ser tratada com indignidade e desrespeito apenas como objeto de prazer.
É difícil? Claro que sim, mas diga que a senhora quer confiar e acredita que ele seja capaz de se rebelar contra uma ditadura da mídia e do ambiente que supõe que os jovens sejam animais e assim se comportem...
Quem sabe seu filho apenas proclama que faz e acontece para ser admirado mas realmente não seja esta a sua atitude ?
Há bons livros que podem ajudar a todos nesta matéria. Sugiro que a senhora consulte o site da editora Quadrante, de São Paulo.
E procurem um bom médico de sua confiança, que tenha uma boa cabeça e que possa atender e conversar com seu filho, pedir  exames se necessário pois ele pode estar se expondo a muitas doenças físicas, sem falar nas psicológicas e emocionais se o que comenta é verdadeiro...
Obrigada pela confiança e fico às ordens, Mannoun

2 – A. G. diz: O que posso fazer agora com minha filha tão desobediente, tanto na escola quanto em casa. Na escola é a falta de respeito com os professores e vandalismo. Em casa é com os pais, implicância e desrespeito. Ela está com 17 anos. Só tenho ela de filha e já tive com 30 anos.

RESP:Cara Sra. A.G.

O fato de ter tido sua filha aos 30 anos não pesa nas atitudes dela, porque a senhora é ainda muito jovem e juntamente com o pai, devem fazer valer sua autoridade, sem fraquejar e sem medo  e sem perder mais tempo  ! 
Quem são as amizades de sua filha, vocês conhecem? Frequentam sua casa?
 A Escola não se pronuncia? Qual a serie que ela frequenta?  Eles tem psicólogos e orientadores educacionais em seu quadro?  Algum dos professores já conversou com os pais  ? Há alguma história de uso de drogas em tudo isto? Desculpe o interrogatório, mas faltam-me elementos e as ações devem ser rápidas para não se perder mais tempo...
Ela não respeita qualquer  autoridade pelo que conta e isto merece logo uma atitude firme. Falem seriamente com ela, sugiram um tratamento psiquiátrico porque desrespeito e vandalismo são desvios sérios de comportamento e que necessitam tratamento médico.
Procurem o Conselho Tutelar de sua cidade e peçam uma orientação, assim como o médico de família para que avalie seu dia a dia e oriente também qual o profissional que melhor ajudaria a todos.
Ânimo, senhora, tenha coragem de assumir sua maternidade com firmeza, pelo bem de sua filha e da família, pois acredito que ela deseja pais firmes, que saibam dizer não e porque , para ajuda-la, mesmo que reaja . Boa sorte!
 Fico às suas ordens, Mannoun

2 comentários:

Anônimo disse...

A senhora falou acima sobre o garoto na balada e eu pergunto: Nessas festas onde o adolescente acaba abusando de algumas coisas que são ilegais e ou não fazem bem a saúde como as drogas, o álcool, êxtase, maconha e etc; omo devo orientar e convencer aos meus 2 filhos que é errado e não devem experimentar?

Anônimo disse...

É normal em uma menina de 12 anos, a menstruação ocorrer em intervalos de 21 dias e vir em muita quantidade?

Postar um comentário