logo

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Quando a família está doente

Existem sintomas claros de doença coletiva em uma família. Quando todos brigam entre si e ninguém tem razão, quando cada um busca seu próprio interesse e esquece que tem outro a seu lado, também necessitado, quando o foco deixa de ser o nós e passa a ser o eu.

Os sintomas fazem parte do quadro de uma doença simples e comum, a falta de amor.  É como um simples resfriado, que, com o passar do tempo, pode se tornar uma pneumonia dupla. Tudo dependendo da maneira como tratamos a doença.

Nada acontece de repente e nem surge do nada, começa sempre aos pouquinhos, vai se infiltrando dia a dia no relacionamento entre os membros da família. Uma falta de delicadeza aqui, uma falta de transparência ali, outra falta de perseverança acolá; então, vão se somando todos esses pequenos tropeços e, sem querer, nos vemos no meio de um grupo de pessoas, morando na mesma casa, sem nada em comum entre si.

Ainda não se conhece um remédio que cure esse mal, quando já instalado e crônico, na família. E para cada caso inicial existe um tratamento diferente, que, por incrível que possa parecer, não é feito por médico. Quem pode detectar a doença com mais facilidade pode ser um amigo de todos, ou um próprio membro da família, aquele mais sensível, com seus valores mais enraizados, aquele que luta para ser melhor como ser humano a cada dia.

Como diria minha sogra com seus inúmeros ditados na ponta da língua: “é rezando e com o martelo dando” que vamos conseguir a cura. Com muita oração diária, muita mortificação, perseverança e luta amável para recuperar o amor entre todos.

2 comentários:

Patricia disse...

Lindíssima e encorajadora mensagem!
Isso é possível SIM de acontecer...mas ALGUÉM sempre tem que ser o 1º a dar o braço a torcer!

Liana Clara disse...

Querida Patrícia, é sempre importante termos amigas e amigos verdadeiros, para que numa hora dessas, tenhamos bons conselhos e um ombro amigo para desabafar.
A cura da família, quase sempre é feita pela mãe - a mulher sempre tem muito jogo de cintura e consegue dar a volta por cima.

Postar um comentário