logo

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Dia do Mestre – 15 de outubro

 Por Elisa Pires
“O Senhor não olha tanto a grandeza das nossas obras. Olha mais o amor com que são feitas” [Santa Teresa D'Ávila]

Hoje, dia de uma das grandes mestras da Igreja, também é o dia de todos os pequeninos mestres que estão no mundo. É engraçado lembrar que no início eu tinha medo de ser professora. Nem tanto pela profissão em sim, mas pelo material humano que me seria entregue: crianças, adolescentes, adultos, às vezes tão carentes de tudo. Mas foi exatamente isso que me impulsionou a seguir. Entendi que ensinar é vocação sim. É paciência, firmeza, limites. Mas é amor. Entendi que é no dia-a-dia que eu posso partilhar meus valores, moldar caráter, despertar senso crítico, formar cidadãos para o mundo e homens de coração bom. Convenhamos que ensinar Língua Portuguesa não é das tarefas mais fáceis. Só que foi esse o caminho que me foi dado para ajudar a esses que partilham o cotidiano de sala de aula a crescerem. É ensinando a ler, redigir, interpretar que eu ajudo a abrir estradas que meus alunos irão trilhar com as próprias pernas.

É uma profissão difícil? Sim, é. Somos desvalorizados – social e financeiramente? Somos, muito, e lutamos para que o quadro mude. A educação – pública e privada – estão sofrendo com o descaso? Indiscutível. Apesar disso, eu ainda acredito na educação. Acredito porque sei que é por ela que a mudança se inicia. Se eu não fizer desse pão de cada dia a poesia que me sustenta, de que adianta entrar em sala? É por isso que eu sigo. 

elisaealunos
Que nós, professores, entendamos que educar é muito mais do que simplesmente ensinarmos nossa matéria. Que, à semelhança de Santa Teresa, possamos ter a humildade de reconhecermos que não somos autossuficientes e que tudo aquilo que sabemos de nada vale se não compartilharmos com aqueles que necessitam de nós. Que sejamos exemplos de vida para nossos alunos. Exemplo de virtude, de devoção, de fé, de confiança, de perseverança, honestidade, de justiça e tolerância.. E que exerçamos com amor e afinco nossa profissão, sem desistir daqueles que nos foram confiados.

"Ora, esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não deixe perecer nenhum daqueles que me deu", disse Jesus. Que seguindo seu exemplo, nos esforcemos para que, também nós, não percamos nenhum desses pequeninos que Deus nos entregou.

Somos instrumentos de Deus no mundo. Sejamos conscientes disso e, assim como Santa Teresa D'Ávila, deixemo-nos usar pelo Grande Mestre, autor da vida, nosso Senhor Jesus Cristo. Que hoje, no Dia dos Professores, todos - professores, pais, governantes, sociedade - entendam que educar é muito mais do que o mundo diz e possui maior valor do que esse que o mundo impõe.

Que hoje, no Dia dos Professores, Deus nos conceda um renovo na alma para seguirmos em frente, mesmo em meio às tribulações que irão nos alcançar.

Santa Teresa D'Ávila, rogai por nós. E um felicíssimo Dia do Mestre!

Elisa Pires - Mestra em Língua Portuguesa, é professora dos Ensinos Fundamental e Médio, além de fotógrafa de família, gestantes e newborn. Ama escrever e fotografa e ensina porque acredita que assim pode compartilhar valores e eternizar momentos.

3 comentários:

Unknown disse...

Parabéns a nós!

Pat disse...

Hoje, na minha "ORAÇÃO PRO BLOG", peço especialmente pelas "blogueiras" PROFESSORAS que como vocês, Elisa e Evelyn, nos honram com sua dedicação ao nobre trabalho de elevar o nível educacional/cultural dos nossos jovens, e os adultos também!. Viva o FUTURO do nosso BRASIL que será reconstruído MAIS E MELHOR(São Josemaría gostava de usar essa expressão)!

Abração,
PAT
Obs: que as professoras saibam que só coloco palavras em caixa alta ou negrito quando quero enfatizar algum sentimento meu. Sei que não é ortograficamente correto, mas o meu coração atravessa alguns limites na vida, pra ABRAÇAR CAUSAS IMPORTANTES!

Unknown disse...

Que lindo texto! Suas palavras me emocionaram! Não só pelo fato de ter deixado as salas de aulas, mas por tudo q Santa Tereza D Ávila nos deixou de ensinamentos! Q Deus abençoe vc, minha querida, e todas nós professoras!

Postar um comentário