logo

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Existe receita para a felicidade?

A resposta é tão simples que nem deveria render um texto. Existe receita para a felicidade? Não!
Mas, se pensarmos um pouco melhor, assim como para qualquer receita culinária, podemos perceber que é possível escolher alguns caminhos (ingredientes) e um modo de caminhar (modo de preparo) que nos levará ao prato final, ainda que façamos alterações ao nosso modo nessa receita.

Quando eu passo uma receita para uma amiga, ela vai usar seus utensílios, que provavelmente serão diferentes dos meus, e seus conhecimentos e técnicas, que também podem ser diferentes. Os próprios ingredientes utilizados, podem variar em marca, qualidade etc. Ou seja, mesmo uma receita de cozinha, não é algo que seguimos totalmente à risca, que pode sofrer alterações em sua elaboração e também no resultado final, mas isso não significa que fica melhor ou pior: apenas fica diferente.

Voltando para a felicidade – estava pensando nisso enquanto cozinhava! – se tentarmos usar uma fórmula rígida e inflexível para sermos felizes, com certeza não vamos obter êxito. É muito difícil, por exemplo, pensar em pegar um livro que nos ensine em poucas páginas, como podemos ser felizes em nossa vida. Porém, existem certos pontos que são comuns a todos e podem, sim, garantir a nossa felicidade.

O que eu acho que seja a fórmula ideal para a felicidade é: conhecer muito, utilizar o que é bom. Quem melhor para saber o que funciona para nós do que nós mesmos? Quanto mais conhecemos pessoas e conversamos, descobrirmos como elas fazem e o que para elas é bom, mais nós conseguimos mudar nossos costumes e hábitos para buscar uma nova perspectiva para a nossa vida. Quanto mais conhecermos técnicas, costumes e até mesmo manias, mais poderemos modificar o nosso modo de viver para buscar uma vida mais plena e feliz.

Na verdade, acho que isso se aplica para tudo na vida. Um dia tirei umas fotos de umas peças de crochê e as fotos ficaram muito feiosas. Uma amiga me deu umas sugestões, falou para que eu procurasse algumas fotos na internet, que buscasse inspiração e depois fizesse minhas próprias fotos. Depois de ver algumas fotos, refiz as minhas e o resultado foi muito melhor!

Assim, uma receita pronta para a felicidade realmente não existe, mas existem muitos caminhos que podemos percorrer para descobrir novas opções, ampliar nossos horizontes e fazer novas tentativas! E você, o que pensa sobre isso?

Um comentário:

Unknown disse...

Aí Carol, a vida é tão simples mas a gente complica tanto, né? Mas a receita da felicidade, como vc bem disse, não existe mesmo! Mas existem N maneiras de não ter a felicidade em nenhum momento na vida, se não houver amor! Aquele q não ama não tem a mínima possibilidade de ser feliz! A-do-rei seu texto, ainda mais nesse dia em q celebro com o marido nossas bodas de água-marinha! Muito obrigada pelo lindo presente!

Postar um comentário