logo

domingo, 26 de outubro de 2014

Peixe assado - uma receita prática e saborosa


Esse peixe é muito fácil de fazer e fica muito gostoso. Eu costumo usar o Pangasius, que é um filé sem espinhas e com sabor bem suave. Também já fiz com Merluza, mas o sabor é mais forte. Acredito que possa ser feito com outros tipos de peixe também, mas não testei.

Ingredientes

1 kg de filé de peixe
1 pimentão fatiado
2 cebolas em rodelas
3 batatas cortadas em fatias grossas
2 tomates fatiados
Sal, limão, pimenta do reino e azeite


Modo de preparo

Se o peixe estiver congelado, deixar descongelar totalmente e apertar os filés para soltar o líquido. Colocar em um escorredor ou em uma bacia e temperar com sal, limão e pimenta do reino. Eu uso uma colher de sobremesa rasa de sal, coloco em um potinho e vou pegando aos poucos e polvilhando os filés. Faço o mesmo com a pimenta e depois espremo o limão (suco de um ou dois limões). Deixe pelo menos meia hora. Em um refratário, coloque as fatias de batata para forrar o fundo. Comece a montar camadas intercalando: cebola, peixe, pimentão. Entre as camadas de cebola e pimentão pode colocar um pouco mais de sal e pimenta do reino. Finalize com o tomate (no dia que tirei a foto fiz sem os tomates e o peixe que estava por cima ficou muito ressecado) e regue com azeite. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 20 minutos, tire o papel alumínio e deixe até o líquido reduzir um pouco.

Dica que minha mãe me deu depois: escaldar o peixe antes de montar as camadas para soltar menos líquido. É só colocar água para ferver, colocar o peixe e retirar em seguida com uma escumadeira.

Um comentário:

Unknown disse...

Uuuuuuuuuuuuuum! Que delícia!! Adooooro peixe e vou fazer essa receita no fds! Bom demais!! Parabéns Carol!

Postar um comentário