logo

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Regras para ter sucesso na cozinha

Existem muitos detalhes que a mãe e dona de casa deve estar atenta, para que tudo saia a contento da família. Nada pior do que servir uma comida queimada, ou azeda. Por isso seguem algumas regras importantes, que foram observadas ao longo de anos, fazendo comidas.

1 – Nunca deixe panela no fogo sozinha – podemos esquecer, e o líquido dentro dela secar e queimar tudo; ou  pode dar um vento e apagar o gás, o que deixará a cozinha em grande perigo.

2 – Estar sempre com a panela de pressão em dia, com borracha de vedar macia e a válvula limpa e desentupida. Fazer periodicamente limpeza da válvula. Apresentando algum problema, é melhor substituí-la, para evitar danos maiores.

3 – A cozinha deve estar sempre arejada, janela bem aberta – para que a casa inteira não fique cheirando ao alimento que esta sendo feito, e por algum pequeno vazamento de gás que possa haver no fogão.

4 – A higiene sempre em primeiro lugar – mãos sempre bem lavadas, antes de começar a cozinhar.

5 – Cabelos sempre presos – nada pior do que se encontrar fios de cabelos no prato.

6 – Não utilize ingrediente que esteja com o prazo de validade vencido, sempre verifique as datas nas embalagens.

7 – É importante observar qualquer alteração no cheiro, cor e textura original do alimento que será utilizado – muita atenção nessa hora. Nada de colocar na panela, por exemplo,  um molho de tomate, enquanto fala ao telefone.

8 - Mantenha todo e qualquer objeto de tecido e/ou material plástico longe do fogão – aquele pano de prato que teimamos em deixar cobrindo algo, em cima do fogão, pode incendiar no momento em que acendermos um outro bico próximo.

9 –Alimentos em fervura no fogo, ou frituras,  devem ficar na parte de trás do fogão – para evitar que alguma criança, entrando na cozinha, venha a se queimar.

10 – Cozinhar é uma arte – precisamos gostar de preparar os alimentos, mesmo que faça parte de uma rotina, devemos por todo o carinho pelos familiares, naquilo que estamos cozinhando.

3 comentários:

Unknown disse...

Essas dicas são super valiosas Liana! Ainda mais para quem é recém casado! Confesso q uso o telefone ao cozinhar, mas tento desligar rápido, até pq eu não gosto de cozinhar conversando kkkkk! #soulouca

Pat disse...

Oi, Liana querida!
Nunca é demais lembrar desses cuidados na cozinha, especialmente a PANELA DE PRESSÃO! Quantos estouros e acidentes se ouviu falar por falta de correção no seu uso.

Essa limpeza e arejamento do ambiente tb. é tão importante quanto o cheirinho gostoso, pois se o "cheirinho" virar comida queimada, que horror de odor entra por todos os ambientes em volta!

Com comida congelada, o cuidado é maior ainda, pois no microondas muitas vezes o tempo errado de aquecimento pode fazer uma lasanha virar TIJOLO! rs rs rs
Abração, Pat

Liana Clara disse...

Queridas quanto mais cuidados tivermos com a nossa cozinha, mais bem servidos estarão aqueles que mais amamos,
Pat, pães no micro ondas também ficam duros, depois que esfriam. As comidas descongeladas no micro-ondas precisam observar o tempo correto marcado nas embalagens. Justamente para evitar esse ressecamento.
Beijos

Postar um comentário