logo

terça-feira, 8 de maio de 2012

Receber com criatividade (1ª parte)

Por Maria Teresa Serman
Todos nós, casados ou solteiros, pessoas que convivem e têm amigos e colegas, vez por outra (ou muito frequentemente, no caso de alguns) recebem familiares ou conhecidos em casa. Há os que gostam e fazem disso uma arte; há os que fazem por obrigação; e existem os que gostam, mas não têm muito traquejo. Para toda a tribo dos anfitriões, vamos transmitir um pouco do que aprendemos com a leitura do livro Receber com Charme, de Renata Rangel e Cláudia Pixu. É leitura agradável e muito instrutiva, com fotos esclarecedoras das sugestões de decoração, comida e bebida que elas ensinam. Selecionei alguma coisa e lá vai. Além de comida e bebida fáceis de preparar e servir, é fundamental música apropriada para o tema da reunião, que irá criar o clima de diversão e informalidade, em um ambiente atraente pelo uso equilibrado de cores e enfeites. A comida e a bebida devem estar ao alcance dos convidados, a menos que você queira perder tempo e convivência servindo. Para evitar isso, os belisquetes e pratos podem ser previamente preparados, de modo a serem aquecidos, ou resfriados, a tempo. Uma tina de metal colocada em lugar esperto facilita o acesso dos convidados ao que vão beber, como cerveja e vodka. O vinho, se for o caso, também pode ficar em baldes, desde que se respeite a temperatura ideal para tintos, brancos e rosés.

Você pode encostar a mesa maior na parede, assim como afastar alguns móveis para ganhar espaço, e usar estantes, consoles e arcas como aparadores, com toalhas ou panos que combinem com a decoração. Uma toalha estampada, que pode ser de chita florida, alegra o ambiente, desde que a louça seja branca. No oposto, se usar louça colorida, que pode ser misturada, não de um único conjunto - a festa de que falamos é informal!, a toalha e os panos devem ser brancos ou de cor discreta, que não brigue com os utensílios. Também podem, louça, objetos de decoração e toalhas obedecer a um tema que prefira, como Mil e uma noites; Jantar na Toscana; Viagem à Tailândia; Hola, México!, e por onde lhe levar a imaginação.

Se você tem área aberta e o tempo está bom, leve tapetes ou qualquer outra forração para o chão e faça a festa ali, com almofadas espalhadas e banquinhos. Flores frescas são sempre um toque de vida, e podem ser postas em buquês em pequenos vasos, dentro ou fora de casa. E opte por pequenas porções de comida em bowls, vasilhas, copos, taças, xícaras, o que achar melhor. Taças podem se tornar castiçais para velas curtas e mais grossas, fixadas na base delas, de cabeça para baixo. Pode-se alternar velas com flores maiores e únicas dentro das taças emborcadas. Fica lindo! As taças antigas que você julga obsoletas vão mostrar seu valor então.

Se fizer caipirinhas ou caipivodkas, deixe as frutas já picadas em vasilhas de vidro com pé, junto às bebidas alcoólicas; açúcar; adoçante; mexedores; gengibre; hortelã; manjericão; copos; pilão; enfim, todo o "equipamento" necessário. Quanto aos comes, em vez de pizzas grandes, por exemplo, opte por recortar pequenos círculos de massa de pizza pronta, e cubra com recheios variados, ou deixe os ingredientes em pequenos vasilhames ao alcance dos convidados, para que cada um monte sua própria iguaria, e um forninho elétrico ao alcance. É divertido e dá liberdade às pessoas, poupando trabalho para a anfitriã. Brusquetas seguem a mesma regra. Pode servir ainda mini copos, como os de cachaça, com polenta pronta enfeitada com carne-seca desfiada.

Não se esqueça de ter bastantes guardanapos, pratos, talheres, copos, para não ficar lavando o tempo todo. Pode usar um pouco de descartáveis, desde que de excelente qualidade. Dê licença aos mais íntimos de ajudarem, lavando ou repondo alguma coisa. Desse modo, todos ficarão mais inteirados e à vontade. E quanto mais se sentirem assim, mais gostarão. Na segunda parte, daremos algumas receitas e mais sugestões de material a ser explorado criativamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário