logo

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Banhos e banhos para o bebê

Este texto expressa minhas ideias sobre o assunto, embasadas pelas experiências pessoais como mãe de nove filhos, não como médica ou especialista, durante os anos criando as crianças.

O banho do bebê é um momento especial que deve ser sempre bem planejado pelas mães, é claro que respeitando as situações que podem surgir de emergências, isto é, não sendo intransigente demais.

Tendo dado banho nos mais variados horários, posso dizer com precisão o que costuma ser bom para o bebê e o que não é adequado para ele. Por exemplo:  o banho no inverno é melhor na parte da manhã, de preferência no horário de sol quente, por volta das 10 a 11 horas. É claro que, surgindo um contratempo, como o bebê se sujar todo, lógico que ele vai precisar de um banho, mas que seja o segundo do dia, um banho rápido, só para higienizá-lo. Porém, no verão, além de podermos dar mais banhos durante o dia, um banho a noite pode refrescar mais e facilitar o sono repousante para todos, mãe e bebê. 

Aí podem me perguntar: o banho não é para higienizar? Apenas isso? Não. Ele tem muitas funções e pode trazer inúmeros benefícios para nossa criança, além da limpeza.

Utilidades do banho:
1) - Higiene - ajuda a mantê-lo limpo e livrá-lo das bactérias que estão em seu corpo, pelo contato com outras pessoas e até mesmo pelo ar da rua.

2) - Terapêutica de relaxamento – do mesmo modo que o banho nos relaxa na nossa correria do dia a dia, também produz essa boa sensação nos bebês e favorece um bem-estar maior. Até produzindo uma fominha , fazendo com que mamem melhor.

3) - Refrescar e acalmar o bebê-  Num dia quente de verão, um banho pode ser a solução para aquela criança impaciente, chorosa, sem posição. As brotoejas que surgem nesta ocasião, incomodam e tiram a paz do(a) nosso(a)  pequerrucho(a). E como não sabem ainda coçar, choram! Faz o efeito de uma aguinha gelada que bebemos num dia quente, hidrata a pele e refresca por dentro. Isso vale para todos, grandes e pequenos.

4) - Cria hábitos para a vida futura – tendo um horário, fixo para esta atividade, o bebê acostumará melhor, conforme for crescendo, com os horários alimentares e suas sequências. Mamar, acordar, banho, sopinha, higiene da fralda, soneca, etc..
.
5) - Uma diversão para o bebê.  Conforme vai crescendo ele se diverte com a água e ao mesmo tempo vai fazendo exercícios dentro dela..

Tudo isso é bem importante para nossos filhos, porém é ainda mais importante não sermos neuróticas nesses cuidados e saber a hora de ceder e a hora de sermos exigentes conosco e com eles.  Caso cheguemos de uma festa e a criança estiver dormindo, devemos deixá-la dormir sem o banho pós-festa, pois, com certeza não morrerão de sujeira, mas definitivamente perderão o sono e ficarão acessos de novo, e lá se vão mais horas perdidas do casal.  

É muito bom termos a participação do pai nessa tarefa; porém, se o pai sai muito cedo para o trabalho e volta já tarde, não criemos problemas por isso. Para tal existe o sábado e o domingo de folga, quando eles poderão dar o melhor de si para sua cria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário