logo

domingo, 13 de maio de 2012

Grandes mães comuns

Por Maria Teresa Serman

Estávamos pensando em homenagear as mães de alguns destacados personagens da história da humanidade, GRANDES HOMENS e MULHERES, como se costuma dizer. Eu até brinquei e sugeri escrevermos sobre as mães do King Kong, Super Homem, Maguila, o gorila. A Liana pesquisou e descobriu que a maioria deles não teve mãe que merecesse homenagem especial. Algumas foram bem fraquinhas. E aí veio a inspiração de homenagear grandes mães de pessoas comuns.

Mães que criam seus filhos com amor, dedicação, sacrifício, educando e formando seu caráter à custa de muito trabalho e sofrimento. Viúvas, separadas, solteiras, casadas, viúvas de maridos vivos que sumiram no mundo e nunca ajudaram nessa criação; todas essas e muitas mais estão por aí construindo grandes seres humanos. Muitas são analfabetas ou iletradas, mas soberbamente sábias, em sua humildade. Outras desempenham papéis destacados e exercem funções de destaque na sociedade; contudo, conseguem ser, antes e acima de tudo, simples mães, com o mesmo coração sobressaltado que nos caracteriza na maior parte do tempo. O amor materno profundo iguala todas as mães, sem distinguir idade, nível de estudo, situação social.

Se o dinheiro ajuda a educar no sentido intelectual, cultural e fisiológico, ele pode atrapalhar no sentido moral. Há filhos que são incentivados a se apoiarem nesse status financeiro, pelas atitudes e discursos dos genitores, e acabam se identificando com o esquema "Você sabe com quem está falando?" ou "Eu posso fazer o que eu quero, porque meu pai está pagando", como se a escola, os professores, os colegas, o mundo, coubessem dentro da carteira paterna. Todos nós conhecemos espécimes assim. O que não significa que a virtude venha somente da pobreza. Essa é uma visão maniqueísta e obsoleta.

Então vamos voltar às grandes mães, que podemos ser todas nós, mães do útero e do coração; mulheres que dedicaram sua vida, por amor a Deus, a formar e educar crianças e jovens; mulheres que fazem do cuidado com bebês e crianças, e até jovens, a sua profissão, mas o salário nunca poderá pagar sua dedicação; mulheres que ajudam suas parentes, filhas, sobrinhas, netas, a criar seus filhos; mulheres que ensinam letras, números e teorias, envolvendo essas matérias com seu carinho maternal; enfim, a lista é interminável.

A todas essas, a nós mesmas, às que esquecemos de citar, a nossas mães, à Mãe de Deus, antes de tudo, que nos guarda e ilumina, protegendo as famílias com seu amor imenso, ao lado das mães que já foram para o céu, nossa homenagem sincera. Deus abençoe todas as mães e seus filhos!

2 comentários:

Patricia disse...

Muito linda essa homenagem! Todas nós que AMAMOS SEM ESPERAR RETORNO, sempre seremos reconhecidas por Nossa Mãe do Céu que nos inspira, fortalece, consola, iluminha!

Parabéns 1º para ELA e a todas nós também, pois somos ÓTIMAS E INSUBSTITUÍVEIS! Além de lindas e modestas, claro!

Liana Clara disse...

Com certeza Patrícia!! Bjs e parabéns pelo nosso dia de mães.

Postar um comentário