logo

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Cauterizar a alma

Um termo médico que designa a aplicação de cautério, instrumento que queima as feridas. Essa é uma definição não técnica, que aqui aplicaremos à alma.

Esses dias tivemos, num grupo de mães, uma grande discussão, que poderia ser muito melhor encaminhada se não fossem os melindres de muitas partes. As pessoas adoram dizer o que pensam e o que inferem nas mais diversas situações, mas não gostam de ouvir nenhum reparo às suas ideias. Costuma ser um caminho de mão única e quando alguém toma o outro lado, é batida na certa.

Precisamos aprender e saber ensinar aos filhos, com nosso exemplo, a superar, sem mágoas e sem dramas, as batalhas diárias que surgem diante de nós e muitas vezes nos tiram a paz. Uma briga com um filho ou uma filha muitas vezes nos deixa, por semanas inteiras, tristes e acabrunhadas, como se a alma estivesse em chaga perene. Desavenças familiares não podem e nem devem criar ressentimentos por muitos dias; isso provoca um mal enorme e afasta muito as pessoas. Em uma família precisa predominar a união.

Como dizemos sempre por aqui, a mãe, de modo geral é o centro do núcleo familiar e dela depende o equilíbrio de todos dentro do lar. Logo, ela precisará de uma "pele" interior mais grossa, para resistir e superar melhor todos os obstáculos familiares. Nada que uma boa cauterização espiritual não dê jeito. E como faremos esta cauterização? Com a ajuda de Deus através de muita oração e treinando a virtude da fortaleza, nas pequenas coisas do dia a dia, para suportarmos com mais valentia essas dificuldades.

Cauterizar a alma nada mais é do que cicatrizar as feridas a base de ferro e fogo, com energia e fortaleza. Isso vai nos tornando mais fortes interiormente e deixando-nos mais serenas na hora dos grandes problemas. Não podemos confundir com uma atitude apática ou indiferente. Uma desavença já não será estendida por tantos dias, cairá mais facilmente no esquecimento, e, com a alma cicatrizada, imunizada para o surgimento de novas feridas, superaremos melhor as dificuldades e mostraremos aos filhos a nossa força de caráter, que também se traduz em resistir com boa cara às ventanias que surgem em determinados momentos da nossa vida.

Tudo isso servirá para não nos melindrarmos constantemente ao sermos contrariadas em nossas opinião, e será um escudo para novas feridas que nos magoem e nos deixem abatidas.

3 comentários:

Stella disse...

Há que se cauterizar a alma, reforçar as costas e deixar pronto o sorriso, porque para as esposas e mães só haverá sossego no paraíso!

Liana Clara disse...

Gostei do "reforçar as costas" - Foi perfeita sua observação, Stella.

Mª Teresa disse...

Cauterizar com cuidado, para não criar uma casca muito grossa. Realmente a gente não tem muito sossego, mas podemos, e devemos, na minha opinião, mostrar nossas fraquezas e cansaço. Bancar a mulher maravilha, ou colocar uma máscara sorridente sempre, alimenta o egoísmo deles e ameaça sua noção de realidade. Sei de um caso assim, não foi bom.

Postar um comentário