Quando estamos adoentados acabamos ficando mais sensíveis e um pouco enjoados. Pela dor que não passa, pelo mal estar em si. Isso nos faz pensar em minimizar o sofrimento dos nossos ente queridos, e fazer pequenos mimos para alegrá-los e deixá-los mais confortáveis. Principalmente dentro da família quando temos alguém adoecido, precisando dos nossos cuidados.
Um detalhe importante é cuidar mais das refeições do nosso doentinho, não é porque esta enfermo que comerá um almoço sem cor, sem cheiro e sem sabor.
Vamos pensar com carinho desde a comida até a forma como iremos servi-la. Seguem algumas ideias:
Um detalhe importante é cuidar mais das refeições do nosso doentinho, não é porque esta enfermo que comerá um almoço sem cor, sem cheiro e sem sabor.
Vamos pensar com carinho desde a comida até a forma como iremos servi-la. Seguem algumas ideias:
1 - usar todos os temperos culinários que sejam permitidos , porque darão mais sabor a dieta do paciente.
4- comprar canudinhos coloridos e assim poder ir variando a cada dia.
6 - fazer sobremesas em potes individuais, porque ficam mais arrumadinhas e animam o dodói a comer tudo.
7 - gelatinas coloridas quase sempre são permitidas nas dietas. Usem e abusem dela, variando com frutas picadinhas por cima.
8 - sucos podem ser enfeitados com cubinhos congelados de frutas diferentes.
9 - fazer picolés de frutas. Feitos em casa não terão conservantes e serão uma ótima opção de sobremesa para o doente que estiver com enjoos.
10 - aproveitar as refeições e sentar ao lado do acamado, fazendo uma leitura ou entabular uma conversa sobre coisas amenas e alegres.
6 comentários:
Obrigada pelas ótimas dicas de "carinho alimentar"! Assim, com certeza, além do bem estar para o organismo enfraquecido, o CARINHO fará um enorme bem psicológico!
Vou testar hoje mesmo com minha mãezinha de quase 100 aninhos!
Abração,
Pat
Sua mãe já é um doce de senhora. De sempre muitos beijos nela.
Lembrei de você quando ela me pediu pra trazer da loja ao lado do cinema um potinho de Ovos Moles D'Aveiro! Esse é um dos carinhos que costumo lhe fazer quando assisto a algum filme no Estação Net Ipanema! Lembro, Liana, de que quando éramos menores, minha avó materna pediu que minha mãe lhe trouxesse um pouco dessa gostosura na volta da nossa viagem à Europa. Já viu que a "dependência de açúcar" já é de 3ª geração! rs rs rs
Pat, eu comi tantos ovos moles de Aveiro que não os quero ver tão cedo!! ahahhahhaha
Liana, nunca esqueço que quando eu tinha uns 11 anos,com o dinheiro que meu pai nos dava pra comprar uma lembrancinha de cada lugar que visitávamos, em Portugal o que escolhi de "lembrança" de Lisboa, foi o doce PINGO DE TOCHA! A "lembrança" nunca foi esquecida pelo meu paladar adocicado! De outros países, eu trazia aquelas bonequinhas de souvenir!rs rs rs
Essas são doces lembranças Pat! Bjs
Postar um comentário