Produtividade é uma das palavras do momento nesse mundo corrido que vivemos. Vira e mexe eu me pego lendo um artigo ou outro sobre “Como ser mais produtivo” ou “X dicas de produtividade”. Algumas dicas são bem fáceis de aplicar no dia a dia. Todas envolvem disciplina. Mas tem uma delas que eu aprendi com uma vilã de desenho, que foi reforçada por alguém que já utiliza a técnica: a Liana, idealizadora deste blog. Vou explicar.
Eu era adolescente quando passava o desenho 101 Dálmatas na TV aberta. E constantemente via a vilã, Cruella De Vil, puxar um gravador e dizer “Só pra não esquecer...” e continuava dizendo o que não podia esquecer de fazer. Como na cena abaixo:
No meu dia a dia, ao fazer as tarefas de casa, muitas vezes tenho ideias que considero geniais para a minha realidade. Antes eu perdia muitos desses insights porque não lembrava exatamente como eu havia pensado naquele momento em que a lâmpada ascende na nossa cabeça. Até que um dia, durante um papo, a Liana me contou que costuma gravar as coisas para não esquecer. Juntando a conversa com a lembrança do desenho, passei a utilizar o gravador para arquivar aquilo que estou pensando no momento. Vários dos textos que já escrevi profissionalmente e também aqui no blog, gravei a ideia primeiro até poder sentar e escrever.
Papel e caneta sempre à mão ajudam muito também. Até porque o exercício de escrever fixa o aprendizado na memória. Mas a gente que tem filho pequeno e vive com as duas mãos ocupadas, nem sempre consegue escrever. O gravador no celular ajuda e muito!
Já vi também alguns cantores famosos, como Roberto Carlos, dizerem que utilizam o gravador para guardar uma letra ou melodia de música naquele momento em que ela surge. Assim, o momento de inspiração não vai embora. E nós, donas de casa, temos vários momentos de inspiração que também não podem ser perdidos.
Por isso, fica a dica: comece a utilizar este serviço a seu favor e não perca mais o momento inspiração!
Nenhum comentário:
Postar um comentário