logo

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Meu segredo: Como fazer bolo – parte 2


No texto anterior passei alguns dos meus segredos para fazer um bolo bem fácil e que fica muito fofo e gostoso. Agora vou falar sobre como mudar os sabores e conseguir, com a mesma receita, preparar vários bolos diferentes!

Para isso, precisamos prestar atenção aos ingredientes. A base do bolo é: ovo, farinha, açúcar, fermento, um líquido e uma gordura. Os quatro primeiros ingredientes não mudamos (pode-se colocar açúcar mascavo ou farinha integral, mas melhor não mudar o ingrediente em si). Porém, ao mudar o líquido e a gordura e também acrescentar mais algum ingrediente, garantimos uma variedade muito grande de opções de sabores. Para substituir o leite você pode usar suco, iogurte, leite de coco. Se usar leite de coco, não precisa acrescentar gordura. Se não tiver manteiga, pode colocar creme de leite ou óleo de coco.

Como estamos falando de bolo, não existe uma medida exata porque não precisa dar ponto. Se passar um pouco a mais de farinha ou de líquido, o bolo provavelmente vai dar certo do mesmo jeito (a menos que você coloque o dobro de algum ingrediente, o que pode, sim, fazer a massa desandar!).

Para mudar o sabor, pode acrescentar: chocolate em pó, chocolate granulado, coco ralado, raspas de limão.


A ordem para esses ingredientes é  a mesma dos outros que estão substituindo. Por exemplo, se usar suco de laranja no lugar do leite, coloque intercalando com a farinha (nesse caso, a manteiga precisa estar em temperatura ambiente). Os ingredientes extras (chocolate, raspas de limão) são colocados logo após a farinha intercalada com o líquido e antes do fermento.

Alguns exemplos de substituições:

Bolo de laranja: substitua o leite por suco de laranja. Pode substituir a manteiga por óleo (coloque duas colheres de óleo de girassol, por exemplo) ou deixar a manteiga em temperatura ambiente antes de usar.

Bolo de chocolate: acrescente meia xícara de chocolate em pó (prefiro os que tem mais cacau em lugar dos achocolatados, mas se só tiver achocolatado, também dá certo!). Coloque logo após a farinha e o leite e antes do fermento.

Bolo mármore: termine a massa branca e despeje pouco mais da metade na assadeira e reserve o restante. Misture ¼ de xícara de chocolate em pó à massa que ficou reservada, despeje por cima da massa branca e passe levemente um garfo para misturar um pouco as duas massas.

Bolo de coco: substitua o leite e a manteiga por leite de coco (uma garrafinha substitui uma xícara de leite). Antes de colocar o fermento, coloque um pacote pequeno de coco ralado e misture.

Bolo formigueiro: após colocar o leite e a manteiga, coloque meia xícara de chocolate granulado e meio pacote de coco ralado. Também pode substituir o leite e a manteiga por leite de coco.

Bolo de abacaxi: unte a assadeira, coloque uma camada fina de açúcar (o açúcar mais gostoso para isso é o demerara, mas pode utilizar o que tiver em casa) e espalhe fatias de abacaxi no fundo da assadeira. Faça a massa branca simples, coloque na assadeira e leve para assar.

Bolo com frutas: faça a massa base, coloque pedaços de frutas ou frutas desidratadas ou frutas secas. Exemplos: morangos picados, banana em rodelas, passas, nozes, amêndoas. Antes de colocar na massa, coloque as frutas em uma vasilha e misture um pouco de farinha, para que elas não desçam todas para o fundo da assadeira.
Também gosto bastante é untar a assadeira inteira (prefiro a de furo no meio para isso) com manteiga e colocar uma camada de açúcar demerara. Uso aquela massa base para bolo e, depois de pronto, fica uma camada crocante em volta do bolo todo.

Outra cobertura bem simples: açúcar de confeiteiro (se não tiver, usa o refinado, mas não fica tão bonito) e limão ou laranja. É só misturar 1 xícara de açúcar para ¼ de xícara de suco de limão ou laranja. Vá acrescentando o suco aos poucos e mexendo para sentir a consistência. Depois é só colocar por cima do bolo e deixar escorrer sem se preocupar muito com o formato! A cobertura fica bem sequinha, tem sabor forte (especialmente a de limão) e combina bem com bolo neutro.

3 comentários:

BEM BOLADO disse...

Boa tarde, muito obrigado pelas ótimas dicas

Liana Clara disse...

Obrigada! Visite-nos sempre.

verlucy(Fenix de Deus) disse...

Adorei

Postar um comentário