logo

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 119)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos.

1 – A. diz: Descobri que meu filho de 13 anos está fumando escondido. O que devo fazer? Tenho mais dois filhos menores e acho que isso será muito ruim para a educação dos outros.
RESP: Caro (a) A. Alguém em casa é fumante? Se pai ou mãe fumam, procure mostrar o quanto lutam para deixar o vicio...
Há outras respostas anteriores à questão semelhante à sua, ( consulte o blog ) mas procure conversar calmamente com o filho, mostrando que compreende a atitude e o desejo dele quanto ao cigarro, mas que há mais desvantagens no ato de fumar do que vantagens, explicando com carinho toda sua posição e o amor que tem por ele, no empenho em poupá-lo de tantos males que o cigarro traz para o ser humano.
E fale também que como é o mais velho, os irmãos pisarão onde ele pisa e ele estará ajudando incrivelmente os irmãos dando um bom exemplo!
Sempre é importante rezar pelos filhos, pedindo ajuda a Deus, maior interessado no nosso Bem!
Fico às suas ordens, Mannoun

2 – A. diz:Estou ficando louca com 2 adolescentes bagunceiras, que deixam tudo jogado pela casa. O dia todo fico reclamando com elas de ordem e dos estudos. Não aguento mais e não sei mais o que fazer.Preciso de uma solução pra parar de repetir a todo momento as mesmas coisas.

RESP: Caro(a) A. Não demonstre - por favor! - sua indignação em palavras, mas com atitudes. Não sei a idade de suas filhas, mas diga apenas uma vez como deseja que eles ajam, não em conjunto, mas uma a uma.
O quarto é das duas ? A ordem dada deve se referir à casa, partes comuns, que elas devem manter em ordem, porque alguém teve o cuidado e o trabalho de arrumar.
Quanto ao(s ) quarto(s) , dê as instruções, mas de forma alguma, não arrume !
Chegará um momento em que elas se sentirão incomodadas e farão alguma coisa!
Evite falar demais- não é bom para ninguém na família e muito menos para a senhora que se desgasta e perde a autoridade...
Lave seu rosto, enfeite-se, ponha um pouco de perfume, saia um pouco de casa, caminhe, veja vitrines, converse com alguma amiga especial, vá até uma Igreja, peça ajuda a Deus, fique um pouco sozinha, procure relaxar e depois volte mais serena, quando perceber que pode se descontrolar!
Há Adolescentes mais organizados que outros, mas o tumulto das mudanças internas, se reflete no exterior, esta há explicação (não é justificativa ...)
Quem sabe explicando a elas toda a mudança física, bio psicológica, as ajudaria a melhor atuarem?
Boa sorte e fico às suas ordens! Mannoun

3 – A. diz: Sou professora de ensino médio e estou constatando que as jovens estão bem piores que os meninos em sala de aula e fora dela. O que os médicos de adolescentes acham em relação a esse comportamento liberal demais das meninas? Qual a explicação que podem nos dar para as meninas estarem mais soltas e fazendo de tudo, como fumar, beber, e sexo. Já com 15 anos.

RESP: Cara Professora, não sei o que pensam os outros Médicos de Adolescentes sobre o comportamento atual das meninas, mas vou expor o que penso.
Concordo inteiramente com sua observação e creio que a “liberação” da mulher, de um modo geral contribui muito para este estado de coisas na sociedade.
Há um mal entendido desejo de se igualar aos homens e isto é feito pelo aspecto negativo, somado à falta de limites e de diálogo dentro de casa, em família.
Mau uso da Internet e da televisão com as novelas mostrando o lado negativo dos relacionamentos interpessoais, linguagem chula e sem revisão, português mal falado e pior escrito...
Só apontamos o lado ruim, mas convivo com jovens Adolescentes e moças que se comportam com elegância, delicadeza e alegria, que tem um suporte na família bem estruturada, cujos pais acompanham seu desenvolvimento, estimulam o esporte, as boas companhias, passeios, lazer em conjunto, convidam filhas e filhos de casais amigos á sua casa...
Falta orientação à juventude com relação aos Valores e Virtudes que não " caíram " de moda, e nosso papel de educadores é exatamente este, quase que desafiando o temor de ser considerados retrógrados e ultrapassados, mas tendo a certeza de que eles, os mais novos, desejam exatamente que sejamos coerentes e saibamos exigir deles, com carinho e firmeza. Eles tem sangue de heróis, acredite, e esperam de nossa parte que creiamos e apostemos neles.
Escrevi um pequeno livro " Amar os adolescentes " e se desejar, pode encomendar um exemplar à Editora Quadrante- SP , info@quadrante.com.br e eles enviam pelo correio, ok ? É uma excelente biblioteca à disposição dos que desejarem.
Continue batalhando a favor do que Vale a Pena e conte comigo, sempre!
Atenciosamente, Mannoun

Nenhum comentário:

Postar um comentário