logo

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Livres, leves e soltos!

Por Maria Teresa Serman
Não, não estou falando dos cabelos, e sim dos pés. Com o calor chegando e se mostrando nos dias iluminados e extensos deste horário de verão, podemos deixar os benditos sapatos fechados, escarpins, botas, de lado. Tudo muito chique, mas uma tortura para aqueles fiéis amigos que nos põem de pé, literalmente.

O inverno faz estragos nestes prisioneiros, que vão desde unhas encravadas, esporões, micoses, até calos e bolhas. Há remédio pra todos os males, e produtos preventivos eficientes. No calor, com rasteirinhas e plataformas altíssimas, eles sofrerão também, ficando ressecados e os calcanhares quebradiços. O que fazer, então?

- Calos e bolhas - a velha lixa está obsoleta, pois não remove as calosidades, só irrita a pele. O melhor é usar rotineiramente um esfoliante, depois passar o hidratante e enrolar o pé com filme plástico, ou meia, para que a pele absorva o creme durante o sono. Há excelentes esfoliantes, como por exemplo, o de Castanha do Brasil da Natura, ou o da Risqué, e de outras marcas confiáveis. O creme emoliente deve ser à base de uréia, podendo chegar a uma concentração de 20% desta ( sua dermatologista pode lhe prescrever uma forma manipulável, como fez a minha). A Granado acaba de lançar, em sua linha rosa, o Gel Protetor de Calos e Bolhas, que é muito bom. Se o calo for persistente e localizado, aplique um calicida, há vários. Não perfure as bolhas, lave e seque-as bem, use um curativo e mude de sapato.

- para cantos encravado e com esporões, escolha uma profissional confiável que remova completamente a pele dura que se cria entre a unha e a pele, pois se deixar resíduos inflamará. Certifique-se de que os instrumentos empregados são devidamente esterilizados. No caso de micoses, nada melhor que usar sandálias abertas e procurar um dermatologista. Para prevenir, pode-se usar, de vez em quando, óleo de cravo, bom até para tratar a própria micose.

- em unhas fracas, aplique bases fortalecedoras e coma gelatina. O colágeno vai reforçar as unhas e cabelos. Pode-se dissolver uma folha de gelatina incolor no café com leite ou achocolatado, aquecer um pouco no microondas e mexer. Fica gostoso e faz milagres com as unhas, pele e cabelo, além de melhorar dores reumáticas, pois vamos perdendo colágeno a medida que os anos passam.
No mais, aproveitem as charmosas e coloridas espadrilhas que já estão nas lojas. São feitas de tecido; portanto, mais arejadas e saudáveis para os pés. Boas caminhadas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário