logo

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Boa notícia: bactérias motivam aula!

Vivam os mestres dedicados, que, apesar dos vergonhosos salários e desvalorização contínua, exercitam sua criatividade em sala de aula. O exemplo é uma professora de biomedicina do Distrito Federal que inventou uma forma diferente de estimular os alunos, para que assimilem mais facilmente as características de vários tipos de bactéria. Abandonando as amostras tradicionais, ela dá ao cultivo dos micro-organismos que serão estudados o formato de imagens queridas deles, como Hello Kitty, Pateta ou Smurf.

Foi uma estudante que lhe despertou a ideia. E os outros adoraram!
Fotografaram e compartilharam nas redes sociais. É uma forma de aprender brincando as cores e o comportamento das bactérias em cada meio de cultivo. [...] Um colega médico usou a imagem em um congresso”, disse a docente.

Por meio das placas diferentes, essa criativa professora de bacteriologia afirma que os alunos conseguiram memorizar com maior rapidez a pigmentação que os micro-organismos adquirem nos meios, assim como os nutrientes de que eles precisam e quanto levam para crescer. “É algo para conhecer e estudar e não esquecer depois que a disciplina acabou.”

A professora afirma ainda: “A gente precisa conhecer as bactérias. Elas são muito presentes na nossa vida, convivemos o tempo todo [com elas], até quando estamos saudáveis. É importante conhecê-las porque por meio deste conhecimento a gente sabe como lidar com elas. A partir disso, você aprende a dominá-las e não a ser dominado por elas.”

Por falar nisso, o dia do biomédico foi comemorado no dia 20 passado. Parabéns atrasados para todos e especialmente para essa mestra. Que continue assim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário