logo

sábado, 17 de dezembro de 2011

Otimismo inteligente

( adaptado da revista Seleções)

"Esperar coisas boas pode promover a saúde e até prolongar a vida,diz a pesquisadora Suzanne Segerstrom, autora de DESMISTIFICANDO A LEI DE MURPHY. Eis aqui alguns princípios e vantagens do otimismo:

1) Otimismo é algo que se pratica. Pollyanna, a heroína do livro de mesmo nome, já fazia isso. Em tudo ela procurava ver o lado bom. Sua prática mais famosa foi, como relata o livro, quando no Natal, esperando receber uma boneca em uma entrega de pessoas caridosas, pois era pobre, vieram por engano um par de muletas. Sua reação imediata foi de tristeza, logo transformada em uma pérola do otimismo: ficou feliz por não precisar das muletas. Diz a cientista: "Sabe-se que a ansiedade e outras emoções negativas são prejudiciais ao organismo, principalmente aos sistemas cardiovascular e imunológico, e parece que ser otimista por natureza nos protege desse efeito. Quem “é otimista, quando adoece, tem mais condições de participar ativamente do tratamento.”.

2) Reagir favoravelmente ajuda quando não estamos bem."Quando examinam pessoas com doenças semelhantes, os pesquisadores conseguem prever quem tem maior probabilidade de viver mais: os que acham que estão melhor de saúde e que vão se curar. Geralmente essa avaliação se comprova."

3) Não está feliz? Não se preocupe. "A felicidade é um sentimento; o otimismo é a crença de que aspectos do futuro darão certo. A felicidade flutua muito, mas a disposição otimista costuma ser bastante estável.(...) Acontecem boas coisas a todo mundo, mas é comum os pessimistas não perceberem." Listar todo dia pelo menos três coisas positivas que nos aconteceram pode ajudar a crescer nesse ponto.

Colocar-se nas mãos misericordiosas de nosso Pai Deus é o que mais pode nos ajudar a tornar nossa vida mais positiva, prazerosa e fecunda. Como disse Jesus no evangelho, se os pais da terra, que são "maus" ( no sentido de poderem falhar) não dão uma pedra a seus filhos quando estes lhes pedem pão, quanto mais não faz por nós o Pai do céu? Se pensarmos nas graças cotidianas que Ele nos prodigaliza, ficaremos agradecidos e tranquilos, otimistas e confiantes na Providência Divina. E nem sequer imaginamos como Ele nos protege, só o saberemos perfeitamente na eternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário