logo

domingo, 4 de dezembro de 2011

Boa notícia: conheça o espaço no Planetário!

Uma (ou mais) visita ao Planetário do Rio, na Gávea certamente marcou as lembranças da infância de muita gente madura, a começar por esta que vos escreve. Além de difundir a Astronomia, o planetário é lindo, e uma grande diversão. Lá se encontram exposições, e podemos assistir, pequenos e marmanjos, a palestras e cursos.

São duas as cúpulas: a Carl Sagan (com 23 metros de diâmetro e 263 assentos), abriga o planetário modelo Universarium VIII - TD; e a Galileu Galilei (com 12,5 metros de diâmetro e 130 assentos), que apresenta o planetário modelo Spacemaster.

Atualmente pode-se ver as seguintes exposições: “Museu do Universo”, com 56 experimentos interativos de Astronomia, e “Número e cores: uma história da Astronomia”. Na programação da cúpula Galileu Galilei estão os filmes “Planetas” (para crianças de 12 anos em diante) e “Galaktos” (mínimo de 6 anos). Já na cúpula Carl Sagan, “O aniversário de Pinho” (mínimo de 6 anos) e “Infinitum” (idade mínima 10 anos).

De terça a sexta, as sessões de cúpula são para as escolas públicas e particulares, com agendamento prévio. Nos fins de semana e feriados, o Planetáio é para o público em geral.
Ah, e ainda tem mais: de terça a quinta, a observação do céu é gratuita, na Praça dos Telescópios. Ótimo programa para as férias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário