logo

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

"Detox" pós-natalino

Por Maria Teresa Serman

A palavra detox está na mídia, o que equivale a estar na moda. Trata-se de um substantivo - desintoxicação - que encolheu e se tornou adjetivo - dieta detox.

A dieta desintoxicante é muito antiga, diz-se originária da China. Em linhas gerais, incentiva o uso abundante de líquidos, redução de gordura e proteína animal, bem como expulsa todos os produtos industrializados, com prevalência de vegetais crus e/ou orgânicos.

Porém, isso pode ser perigoso e deve ser muito bem orientado, por médicos e nutricionistas. Recomendamos aqui não uma dieta, mas uma "pegada" leve na comida após os excessos de Natal e Ano- Novo. Quase todo mundo sabe o que deve comer para se recuperar, mas nunca é demais lembrar.

A ingestão de líquidos não é só de água, e sim de sucos digestivos e diuréticos, para eliminar o que ficou retido nesses dias nababescos, como suco de abacaxi com hortelã, melancia com laranja lima, melão, além de sucos verdes, que facilitam o funcionamento do intestino. Água de coco também é recomendável, mas não muito, pois contém gordura, ainda que vegetal. Chá verde ou branco, em jejum, ao acordar, já começa a produzir efeito. O ideal é ingerir mais ou menos trezentos mililitros a cada meia hora.

Quanto aos sólidos, nada de carne vermelha; afinal, já esgotamos nossa cota mensal (ou trimestral, dependendo do comilão) dela nas festas. Peixe grelhado é a melhor opção, e nada de gema, só omelete de claras. Legumes no vapor, temperados com ervas digestivas, como sálvia, manjericão e salsa, só com um fiozinho de azeite, gordura do bem, como se diz em outro modismo linguístico. Pouquíssimo sal, nada de açúcar.

Se você está pensando em sobremesa, esqueça doces e farinhas. Só vai levar gelatina e... frutas de novo. Tomando muito líquido, a fome diminui, e quem sabe dá até pra perder algumas gramas, ou pensar que perdeu, o que já melhora a sensação de culpa que nos acomete nessa ocasião.

Culpa que vamos esquecer e, por isso, repetir a mesma maratona gastronômica no próximo ano, que poderá entrar bem, se nos contivermos um pouco, ou "entraremos bem" nele, já acumulando quilos e peso na consciência gástrica. Mas não se pode deixar de comer e beber, sem exageros, é claro, nas comemorações em família e com amigos, agradecendo sempre, como aperitivo, a Deus que nos enviou Seu Filho Redentor, que é o motivo de toda essa alegria.

A detox deve ser feita só por poucos dias e é proibida a grávidas, mães em fase de lactação e portadores de doenças cardiovasculares ou diabetes.

Sempre lembrando que antes de começar qualquer dieta é necessário que você procure um médico especialista para fazer o acompanhamento, é muito arriscado fazer uma dieta, pois ela pode levar a várias doenças ou mesmo agravar uma que já existe, por esse motivo não deixe de consultá-lo antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário