logo

domingo, 4 de dezembro de 2011

S. José – varão justo e fiel

Por Maria Teresa Serman

Embora seja apresentado como um artesão simples de uma aldeia sem importância no mapa da Galiléia nos tempos messiânicos, José vinha de estirpe ilustre, a mais nobre na história real judaica: descendia do grande rei Davi, o autor dos Salmos, o guerreiro santo de Israel. S.Mateus, certamente com o intuito de honrar o pai de Cristo na terra, expõe a genealogia de José até seu famoso ancestral ,no primeiro capítulo de seu evangelho.

A maioria dos pintores e escultores antigos o retratavam idoso, com a idéia virtuosa de justificar melhor a virgindade de Maria, como explica, com muita perspicácia, S. Josemaria Escrivá. Contudo, de acordo com esse mesmo autor, José deveria ser maduro em idade, mas com energia e juventude que não devem ser desassociadas da castidade, como pode acontecer com qualquer um de nós, se a isso nos propomos. Deus certamente preencheu com abundantes e profundas graças o Seu representante no mundo, porque ele deveria cuidar, prover e conviver com Seus dois tesouros, nossos também, Jesus e Maria.

Portanto, antes de tudo devemos agradecimentos e devoção constante a esse varão justo, principalmente no tempo de ADVENTO, que está para se iniciar, ocasião propícia para renovarmos nossa filiação ao maior dos patriarcas, homem audaz e generoso, esposo dedicadíssimo, pai amorosíssimo, trabalhador fiel. Generoso, porque aceitou como seu o filho de sua amada Maria, confiando nela inteiramente e aceitando plenamente a vontade do Senhor; audaz, por ter imediatamente, sem medo ou preguiça, levado a família ameaçada para uma terra estranha, de novo obedecendo com prontidão ao mandado divino.

Pai amoroso ele o foi e continua sendo de todos nós, intercessor poderoso que é. Pelos laços do matrimônio, está intimamente ligado à Virgem, sendo os dois uma só carne, como marido e mulher. Se o colocamos como nosso padroeiro, nunca nos arrependemos, garantia Santa Teresa de Ávila, que espalhou seu nome e patrocínio por todos os núcleos carmelitas que fundou. Afirmava a santa que ele é o melhor mestre de oração, por ter sua vida sido uma constante oração, pela convivência com a Segunda Pessoa da Ssma. Trindade. Podemos recorrer a ele ainda para conseguir bons casamentos para os e as solteiro (a)s, e conservar felizes os que já há, pois foi seu o melhor casamento que já aconteceu. Não é uma boa idéia? (Não é minha, vão comprovar depois de terminado o texto.)

Trabalhador fiel, artesão caprichoso, tão bom que mereceu ensinar seu ofício ao Rei dos Reis. Precisa dizer mais? S. José rogai por nós neste natal e sempre. Protetor e guarda de Santa Maria e de Jesus, guardai nossa família, nosso trabalho, nossa oração, nossa vida. Amém.

Oração a S. José para se encontrar um bom casamento (Pode ser adaptada para fortalecer um que já aconteceu, sejam criativos! As mães e pais devem rezar pelos filhos também.)

Meu bom S. José, pois que os bons casamentos se fazem no céu, eu vos peço, humildemente, pela felicidade que tivestes ao ser destinado para Esposo da Santíssima Virgem Maria, que me ajudeis a encontrar um santo marido (ou uma santa esposa) com quem eu possa amar e servir a Deus e obter, assim, a Sua Celestial Benção sobre a minha família. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário