logo

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Dicas variadas de Natal e etc.

Por Maria Teresa Serman
A época é de ingerir carboidratos, gorduras e tomar bebidas alcoólicas um pouco além do normal. Digo um pouco pra ser sutil, pois, como se diz popularmente, "enfiamos o pé na jaca", e nos panetones, nas rabanadas, nas farofas, e... é melhor parar, só de falar já engorda!

Daí vão umas dicas não específicas da culinária natalina e de reveillon, mas que podem ajudar a voltar aos limites do corpo e da saúde depois:

- Não recheie bifes rolês ou carnes com bacon e linguiças, mas use legumes - como a cenoura - ou frutas secas - como damasco e ameixas -, mais saudáveis e menos calóricas;

- Quando fizer o bife à parmeggiana, empane-o com clara batida, em vez de gema, e use aveia ou farinha de pão integral tostado e triturado, no lugar da farinha de rosca;

- Na salada dita maionese, troque a mesma por iogurte natural desnatado temperado com limão, fica delicioso e leve;

- Também no estrogonofe, substitua o creme de leite por requeijão light ou iogurte desnatado. Não use molho pronto ou catchup, e sim molho de tomate caseiro.

E pra relaxar depois do "batente" e das festas, ou dos dois juntos, deite-se de costas sobre um tapetinho de ioga ou algo macio, no chão (na cama não serve, a coluna fica desalinhada), inspire e encolha os joelhos expirando. Abrace-os e encoste a testa neles por alguns segundos, enquanto inspira de novo. Volte à posição normal expirando devagar.

No Natal, em que sobra tanto trabalho para a dona da casa, não dá pra transmitir amor e paz com sapatos altíssimos ou apertados. Permita-se mais conforto do que estar na última moda. Aliás, pode-se estar muito atual e à vontade, é só saber explorar detalhes de elegância e bem-estar. Divirta-se, não se martirize!

Nenhum comentário:

Postar um comentário