logo

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 73)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.

1 – A. diz: Dra é normal um adolescente ficar a dormir o dia inteiro? Ele tem 18 anos e não quer fazer nada, deixa os estudos de lado e fica a dormir o tempo todo e a noite quer ficar desperto.

RESP: Caro (a) A.
Aos 18 anos um jovem ( saindo da Adolescência !) já deveria ter encontrado um sentido para sua vida e seu viver. Parece que seu filho está nesta encruzilhada...
Dormir o dia todo e ficar à noite acordado - e que faz ele à noite?Tem irmãos, amigos, pratica algum esporte?
Ele não tem atribuições em casa? Seu dia a dia se resume em ir às aulas? Quais são as suas aptidões, que faz ele bem feito e com gosto?
Pode ser que não ache encanto em estudar e nesse caso, quem sabe os pais conversam com ele com carinho, sem brigar ou discutir, com muita serenidade e sugiram que busque um trabalho efetivo e deixe os estudos para quando se sentir mais motivado ?
Comuniquem que irão acompanhar o que faz durante a noite,alertando que farão isso com intenção de ajudá-lo a descobrir o que espera e deseja da vida, para a sua vida...
Mesmo que ele pareça ficar aborrecido, acredito que se sentirá feliz ao verificar que os pais desejam o seu bem, se interessam de verdade por ele e querem ajudar!
Fico a seu dispor, Mannoun

2 – A. diz: É normal uma menina de 11 anos ainda ir a noite pra cama dos pais? O que devo fazer pra tirar este costume?

RESP: Caro(a) A.
Sua filha é única? Tem amigas? Qual é sua escolaridade e como vai nos estudos ?
Já conversaram com o Pediatra dela? Qual o seu parecer?
Se vai ainda para a cama dos pais à noite é porque se sente insegura de algo e como não tenho maiores detalhes, minha sugestão é que falem com ela carinhosamente e comuniquem que a levarão a uma Psicóloga para ajudá-la a descobrir a(s) razão( ões ) de seu comportamento e começar a ter um sono normal e tranqüilo . Não briguem com ela e procurem ter uma mesma atitude - pai e mãe - com relação ao que fazer e guardem serenidade enquanto agem e buscam ajuda especializada.
Não comentem com familiares, parentes, amigos, etc., etc. - isto só contribui para maior insegurança de todos...
Atenciosamente, Mannoun

3 – A. diz: Não sei mais o que faço com minha filha de 11 anos, ela so quer ficar na rua não quer estudar e mente demais...o que faço me de uma orientação...obrigada
RESP: Cara Sra. A.
Sua filha é única? Quais as suas obrigações em casa? Como é seu relacionamento com pais, irmãos ( se os tiver ) amizades e colegas / Professores na Escola ?
Parece-me que há necessidade de um acompanhamento por Psicóloga, para os Pais e para ela , porque o fato de mentir, aos 11 anos, quando já deve ter sido ultrapassada a fase da fantasia, vai sendo incorporado à sua personalidade e isto traz sérias conseqüências para sua vida.
Por outro lado, como é a vida familiar para que ela " só queira ficar na rua " como diz ?Os pais trabalham fora o dia todo? Ela fica com quem?
Os pais necessitam orientação específica e bem de perto para saber como agir, pois me parece que a autoridade de ambos está enfraquecida e precisa ser resgatada o mais rápido possível para benefício de toda a família. Vocês acreditam em Deus ?Sugiro que enquanto providenciam o atendimento, rezem. A oração dos Pais pelos filhos é valiosíssima, sempre!
Fico às suas ordens para maiores entendimentos, ok?
Atenciosamente, Mannoun

5 comentários:

Anônimo disse...

Dra minha filha da pergunta acima tem mais irmãos , e esta bem na escola. O problema é que diz que tem medo quando acorda de madrugada e vem pra minha cama.Tudo que ela vê na TV ela acaba sonhando depois. Devo ser mais rigorosa? Obrigada por responder, Jurema

Anônimo disse...

Dra é possível um adolescente pegar Aids só por beijos? Como é de fato o cantágio da Aids?

Anônimo disse...

Dra o médico disse que minha filha tinha espinha bifida e que precisaria examinar isso mais detalhadamente. O que é isso e porque nunca vimos isto antes? Ela tem 12 anos. Quais danos isso pode dar a ela?

Anônimo disse...

Dra é normal uma menina cair de vez em quando normalmente?
Gabrielllle

Liana Clara disse...

A todos que fizeram suas perguntas hoje aviso que as respostas sempre se encontram na segunda feira seguinte a data da pergunta, neste caso aqui as respostas estarão no dia 27/12.
Um Feliz Natal a todos.

Postar um comentário