logo

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Natal Na barca

Por Maria Teresa Serman
Este conto, da conhecida escritora Lygia Fagundes Telles, faz parte da sua obra Antes do Baile Verde. Os fatos narrados aconteceram no Natal, durante uma viagem de barca. O cenário é lúgubre: “em redor tudo era silêncio e treva” ; a embarcação era “desconfortável, tosca”, “despojada” e “sem artifícios” ; a grade da barca era de “madeira carcomida” ; o chão era feito de “tábuas gastas” . Tudo reflete o estado de espírito do narrador-personagem e sugere o clima humilde e desassistido do nascimento de Jesus.

Há quatro passageiros na barca: o narrador, um velho bêbado e uma mulher com o filho doente, uma criança de quase um ano de idade. Esta mulher é o foco de atenção da narrativa. O narrador-personagem se sente atraído para ela e trava conhecimento tão logo a vê, mas a razão dessa atração não fica clara. e já no fim da viagem, os dois estabelecem um diálogo.

A mulher está pobremente vestida, mas sua figura impressiona o narrador, e mais ainda sua história. Ela está levando seu filho a um médico, como lhe recomendaram. O tema central do conto é a fé, a força que a fé verdadeira transmite àqueles que acreditam, como o narrador constata.

E então acontece o clímax e a narrativa se encaminha para um fim surpreendente. Aconteceu realmente um milagre? Milagres podem acontecer para quem realmente tem fé? Há época mais propícia para se alcançar um milagre do que o Natal? Aquela mulher e aquela criança poderiam estar na barca apenas para ensinar algo ao narrador-personagem, fazendo com que ele, narrador, passasse a acreditar. Podem ser instrumentos de Deus para reacender a chama da fé do narrador, o que, de qualquer maneira, também seria um milagre, e, aparentemente, acontece.

As alusões bíblicas são sutis, mas significativas. A maestria da autora conduz a narrativa de modo seguro, mas com forte componente emocional, com um sentimento inerente à data. Tudo pode acontecer no Natal. Vemos uma jovem mulher, com ar nobre e digno, olhar doce e rosto resplandecente, trajando um manto e carregando um menino nos braços, à imagem da Virgem Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário