logo

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 71)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.

1 – A. diz: Fazer exercícios físicos ajuda adolescente de 13 que não quer estudar?

RESP: Caro(a) A..
Uma coisa são os exercícios físicos, sempre úteis a todas as pessoas de qualquer idade, desde que se respeitem as características pessoais.
Outra coisa são os estudos. Se o Adolescente não deseja estudar, é bom que se converse com ele indagando as razões que apresenta para não o fazer.
Ele tem tarefas em casa? Tem irmãos, amigos?
Penso que se não estuda porque não gosta, é bom que os pais apresentem a ele a alternativa de trabalhar até que veja por si mesmo como os estudos fazem falta. Se pretende substituir os estudos pelos exercícios físicos, cabe aos pais mostrar que isto não é lógico nem desejável...
Conversem serenamente com ele, e se quiserem voltem a dar mais detalhes, ok?
Fico a seu dispor, Mannoun

2-A.diz: Meu filho sente dores constante nas articulações principais, como joelhos, braços, ombros. O médico disse que era reumatismo. Eu pergunto como um jovem pode ter reumatismo e qual é o tratamento mais adequado. Obrigado, A. N.

RESP: Prezado Sr. A.N.
As pessoas costumam associar reumatismo à idade avançada, mas em qualquer idade ele pode ocorrer..
Seu filho costuma ter infecções das amígdalas? Esta é uma das causas de dores articulares e de uma enfermidade que se chama " febre reumática" , passível de tratamento e que deve ser prontamente tratada, assim como todas as enfermidades reumáticas das mais diferentes causas que ocorrem em pessoas jovens. Continue a cuidar bem de seu filho com o médico da família e garanta-lhe um futuro saudável! Atenciosamente, Mannoun

3 - R. C. S. diz: Doutora.
Meu filho tem 15 anos e quer fazer musculação. Eu acho ruim porque pode distrair ele dos estudos. Além d
isso não sei se faz bem para a saúde. Ele não é franzino, nem baixinho. A senhora pode me dar uma opinião.

RESP:Sra .R.C.S.
Seu filho pode sim, fazer musculação desde que seja em local seguro e com profissionais competentes que saberão conduzir os exercícios de acordo com peso, altura, desenvolvimento e exame médico prévio, feito pelo Clínico de sua família.
Quanto aos estudos, os pais e ele combinarão as condições. Se ele freqüentar a academia e o rendimento escolar cair, fica implícito que cessa o compromisso, pois que os estudos devem ocupar o primeiro lugar. Que acha?
Boa sorte e fico às ordens! Mannoun

2 comentários:

Anônimo disse...

Dra quando uma criança de 11 sofre de abuso sexual como devemos agir , como responsáveis pela criança? E o que ela pensa depois do acontecimento?

Anônimo disse...

Meu filho está com um dos mamilos com um caroço, gostaria de saber se isso é normal, se vai desaparecer, pois ele está com muito medo, me perguntou se era por causa dele se masturbar. Disse a ele que não, mas também não soube responder o por que disso esta acontecendo, outra coisa que muito me preocupa é que o pai dele sempre teve os dois mamilos meio desenvolvidos, inclusive em outros épocas chegou até a consultar médico, que indicou cirurgia plástica.

Postar um comentário