logo

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

O que é ser uma pessoa com pontualidade...

Por Patricia Carol

Em algumas culturas, especialmente as européias, existe muita preocupação em se cumprir horários para tudo, e em outras, como a nossa, existe uma leniência maior com “pequenos atrasos”; por isso é importante que procuremos conhecer os costumes sociais das pessoas com quem convivemos.

Digamos, se o compromisso ou encontro marcado em determinado dia e hora for por um assunto de trabalho, para prestar prova para concurso público, uma consulta médica, e especialmente ligado a uma relação afetiva, não é difícil que sejamos pontuais, até porque seríamos nós os maiores prejudicados.

Ao recebermos um convite de um casal amigo para jantarmos em casa deles, ninguém ficaria ofendido se, por um motivo de força maior, como problemas com filhos pequenos, congestionamento no trânsito, atrasamos quase meia-hora. Dadas as devidas explicações, há espaço nessa intimidade para que nossas desculpas sejam aceitas e até contamos com preocupação dos anfitriães pelo nosso bem-estar. E do mesmo modo, não é bom que cheguemos muito antes do horário combinado, para que a anfitriã tenha tido o tempo suficiente para preparar os pratos que serão servidos, as bebidas, a mesa estar bem posta e ela própria ter podido se arrumar com calma. Entretanto, não cairia bem em nenhum tipo de contato social é se quem convida não tivesse essa mesma preocupação em ter tudo pronto e estar bem disposto à hora marcada para receber os convidados!

Em uma recepção formal, com indicação de traje especificado no convite, não dá nem para pensar em “afrouxar” um pouco na pontualidade, pois provavelmente haverá muitos outros convidados presentes; no caso de haver junto alguma cerimônia programada para antes, a movimentação de chegada de atrasados poderia causar incômodo aos anfitriões.

Uma consideração final sobre o que é ser uma pessoa pontual: no caso de encontros com amigos íntimos, de longa data, é especialmente importante não nos esquecermos de anotar na nossa agenda as datas especiais dessas pessoas e até de outras pessoas da família deles, pois, se existe essa amizade duradoura, além do motivo óbvio das afinidades pessoais e familiares, experiências alegres e tristes compartilhadas através do tempo, existe também a delicadeza de sentimentos que foi cultivada durante tantos anos. Estarmos fisicamente presentes em ocasiões especiais de uns e outros, garantindo a importância mútua nos emociona e faz sentir o quanto fazemos parte de suas vidas e que podemos contar com seu apoio, compreensão e acolhida generosa...pontualmente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário