logo

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Boas maneiras à mesa e fora dela

Por Maria Teresa Serman

As pessoas cometem erros em muitos aspectos e momentos de suas vidas, mas existem cinco pontos essenciais que embelezam, ou estragam qualquer pessoa. Cuidado com estes, pois podem influenciar diretamente na opinião alheia sobre você. Preste atenção a eles e certamente a sua vida será muito melhor.

1. Maneiras à mesa.
As pessoas infalivelmente julgam outras pessoas pelas suas maneiras à mesa. Comer como um suíno, desculpem a expressão, só fará com que as pessoas pensem que é um.
A regra máxima das maneiras à mesa é: NÃO COMER DE BOCA ABERTA! É NAUSEANTE! Há outras, como não encher a boca; mastigar primeiro e depois pegar outra porção; limpar os lábios antes de beber um líquido; não falar demais e estar com o prato cheio quando os outros já terminaram; e não espalhar a comida pelo prato, desculpem de novo, como uma galinha ciscando.
Comer é uma atividade social, uma ocasião em que estamos na companhia de alguém especial: da família, de colegas de trabalho, de clientes, em um cenário onde todos podem conversar e passar algum tempo agradável. Por isso concentre-se nas pessoas que o acompanham, pense em tornar tal experiência a mais prazerosa possível. Dessa maneira, pode ter a certeza de que todos requisitarão de novo sua companhia.

2. Postura e atitude correta
Sente-se ereto (a) na cadeira, puxando-a (não a arrastando) para perto da mesa, de modo que outras pessoas possam circular em volta. Por favor, não seja espaçosa (o), pode apoiar o antebraço na borda da mesa, mas não os cotovelos. Incline-se levemente em direção às pessoas ao lado, para trocar idéias, mantendo a devida distância, sem encará-las ou, por outro lado, se ocupando unicamente da sua própria comida. Espere os outros pararem para então falar, não interrompa, não dê gargalhada altas, você não está na geral de um jogo de futebol. Só peça sobremesa quando os outros o fizerem, e, se tiver que sair antes, desculpe-se e explique o motivo antes de levantar. Despeça-se em geral, sem atrapalhar o ritmo dos demais. Só pegue ou deixe que lhe ponham no prato o que pretende comer. O que levar à boca com o garfo, somente com ele deve voltar ao prato (como o caroço da azeitona). Aproxime silenciosamente a cadeira da mesa ao ir embora.

3. Evite atitudes e assuntos que entristeça ou constranjam os outros.
Converse sobre assuntos agradáveis, neutros, que interessem a todos e não constranjam ninguém. Esqueça política, religião, futebol (este último é permitido se só houver homens no grupo), piadas picantes e comentários sobre sexo. Prefira falar de viagens, passeios, arte, literatura, gastronomia, música, cinema e diversões em geral. Se alguém tocar em um assunto desagradável, sutilmente mude de assunto e retome um tema mais leve. Não coloque em foco de gracinhas uma pessoa da mesa ou conhecida, não faça comentários negativos sobre ninguém. Lembre-se que uma brincadeira deve ter graça para quem faz e para quem é o alvo dela.Não se lastime e nem fale sobre problemas pessoais, lembre-se que não está no terapeuta ou no confessionário.

4. Seja discreta (o) nos olhares
Se você está acompanhada (o) à mesa e um homem ou uma mulher atraente passa, tente não olhar. Se não puder evitar, pelo menos não acompanhe com o olhar, pois a sua atenção não deve se desviar neste momento, deixando a pessoa com quem se encontra em segundo plano. Não importa se quem está com você é um namorado ou namorada, ou simplesmente um(a) amigo(a). De qualquer jeito, não é gentil com quem lhe acompanha. E não lance olhares interessados ou comente sobre pessoas que estão em outra mesa, ainda que esteja em um grupo só do mesmo sexo. É indelicado, para não dizer grosseiro. Espere o momento oportuno para se aproximar de alguém de outra mesa que corresponda ao seu interesse.

5. As "palavrinhas mágicas"
Parece muito óbvio, mas é importante ressaltar. Pense desta maneira:
quando se diz “por favor”, isso transforma uma possível ordem num pedido; quando se diz “obrigado”, se reconhece a gentileza de outra pessoa, mesmo que o gesto dela venha de uma obrigação, como a do garçom que o serve. As pessoas apreciam que lhes PEÇAM para fazer algo, e também que lhes AGRADEÇAM pelo fato de o terem feito

Use essa atitude em todo o lado e não só em casa. Aja assim com os seus amigos, com os seus colegas de trabalho, clientes, fornecedores, empregados, enfim, com todos com quem convive. Não se esqueça dos seus filhos; se não tiver esta atitude para com eles não espere que eles a tenham com você, pois eles precisam ver em você o modelo a seguir, o melhor exemplo.

Dizer, ”por favor,” e “obrigado” não custa literalmente nada; no entanto, pode fazer a maior diferença, porque, tenha a certeza, as pessoas passarão a tê-lo(a) em grande consideração e, acima de tudo, gostarão de estar com você.

Apresentamos as cinco coisas que podem ajudar a melhorar as suas relações em casa, com amigos, no trabalho, e com o mundo em geral. Isso é ao que a etiqueta se refere realmente: saber o que se deve dizer e fazer, criando relações sólidas. No fundo, todos esperamos que gostem de nós. A etiqueta só serve para nos auxiliar a deixar não apenas uma boa impressão, mas contribuições para uma convivência mais fraterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário