logo

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Estilo = biotipo+preferências

Por Maria Teresa Serman

Definir o estilo próprio significa ponderar algumas preferências, sempre levando em consideração o seu biotipo antes de tudo. Não adianta gostar do vestido que aquela colega quase anoréxica exibe se você está quilos acima dela. E este é o assunto em pauta: o que pode vestir uma adolescente com medidas generosas?

Será que nos vemos sob uma ótica realista, de modo a encarar nossas deficiências estéticas e, principalmente, valorizar os pontos positivos? Coragem, deixe o espelho guiá-la um pouco. Para acertar, também é fundamental analisar o temperamento: sou romântica, clássica, ou de vanguarda? - há várias tribos e tendências entre os jovens. Seja fiel ao seu gosto - não a desgostos momentâneos, a que vocês são naturalmente suscetíveis. Só compre o que se encaixa nesses parâmetros - internos e exteriores, para não desperdiçar dinheiro e acumular frustrações. As mães podem, com tato e discrição, ajudar nessa hora, sem forçar ou doutrinar.

Vale também folhear revistas e dar uma olhada em programas de TV sobre o assunto, desde que não se perca de vista a dignidade própria. Não se submeta a ser carne exposta, pois esta só se dá bem em açougue, como costumo dizer. Se algo lhe chamar especial atenção, recorte ou anote, e guarde, para consultas futuras. É como um baú de pesquisa, com material que lhe pode ser útil em alguma ocasião.

Não adianta insistir no que não lhe cai bem. Pessoas de mais peso devem evitar estampas grandes, xadrez de linhas largas ou espaços, cores vivas nos pontos críticos, sapatos pesados e com bico largo, saltos grossos, roupas de cintura muito marcada, faixas ou cintos de tons chamativos, mangas bufantes, franzidos e godês. Nem comprido(longo é ótimo, desde que sem roda, babado leve só embaixo).

TODOS, sem exceções, têm restrições no que usar em geral, até a Gisele Bunchen. Só variam as especificidades. Então não se sinta mal, só individual. No mais, procure acessórios, padrões e modelagens que alonguem. O que não quer dizer que não possa vestir, alguma vez, algo que não lhe caia tão bem, mas que você adora, seja pela cor ou por qualquer restrição. É importante se sentir bem, à vontade consigo mesma, sem estar apertada, com roupas e bijuterias que realcem sua juventude e sua beleza.

E cuidado: promoção pode induzir a um erro fatal, tanto pro bolso quanto para a silhueta. Prefira o necessário, o versátil, o básico. Mas pode se arriscar um pouco, é divertido se não for demais. Tire do seu guarda-roupa e gavetas o que não é legal, mesmo que tenha sido caro ( todo mundo se engana ); vantajoso ( isso só interessa a economistas ) ou dado pela melhor amiga. Se esta lhe deu algo que desfavorece, procure melhorar o gosto da amiga. Ela precisa, você merece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário