logo

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Efeitos felizes da confraternização entre ex-colegas de colégio - parte 1

Por Patrícia Carol
Sempre ouvimos falar sobre diversas reações que ocorrem quando alguém convida ex-colegas de algum grupo, para uma confraternização. Algumas pessoas não se sentem à vontade, porque não estão em um bom momento de suas vidas e não gostariam de se expor a comentários ou comparações que as entristeceriam. Há outras, de bem com a vida, como se diz daquelas que se apresentam em geral bem-humoradas, sem maiores problemas familiares, profissionais ou econômicos, que se entusiasmam com um convite desse tipo.

Há também outras que estão muito distantes, talvez em outra cidade ou país, e que se surpreendem ao serem localizadas por uma ex-colega de colégio que virou meio mundo atrás dela, seguindo todas as pistas que encontrou, e finalmente, um belo dia, se ouve ao telefone conversando com uma pessoa que jamais pensaria reencontrar, e esta encontrada se emociona com o empenho feito para localizá-la, por ter sido lembrada após tantos anos.

Posso falar, por experiência própria, dessa grande emoção que se tem ao atender um telefonema de outro estado, ouvindo uma voz conhecida e animada, perguntando se nos lembramos dela, pelo nome, pelo ano em que estudávamos na mesma sala de aula, e a sensação é como se tivessem sempre estado em contato, tamanha a empatia que ocorreu.

A partir daí, em visitas de férias, e depois, numa mudança definitiva de volta à cidade onde se conheceram, os encontros com o resto da turma, propiciam um quase renascimento da juventude compartilhada, as lembranças boas de tempos despreocupados;para umas, de rebeldia contra o sistema (disciplina normal naquela geração, mas que parecia excessiva em alguns lares ou colégios), acompanhadas de fotos inacreditáveis que nos arrancam gostosas gargalhadas ao nos reconhecermos com os penteados, uniformes escolares, detalhes que hoje em dia jamais usaríamos, mas que então, seriam o máximo da moda!

É sempre bom quando um número cada vez maior desse antigo grupo consegue se reunir em um restaurante simpático, para um rodízio de pizza, ou um simples bate-papo carinhoso e curioso das novidades mais recentes de cada participante, e sempre com o "Parabéns" festejado com as aniversariantes do trimestre. No último encontro do ano, geralmente próximo ao Natal, a gente sente uma alegria extraordinária, avaliando a riqueza que a vida nos traz, proporcionando momentos de união, fraternidade, de compartilharmos sentimentos bons com antigas e novas amizades.

Um comentário:

tania não desista disse...

...caramba !...muito legal mesmo!... foi assim que aconteceu com nossas colegas no rio de janeiro./e...hoje desfrutamos desse renovar maravilhoso proporcionado por encontros felizes sempre./muito boa escrita pat carol! detalhou minuciosamente nossa trajetória de continuidade afetiva
bjoooos
taniamariza

ps.espaço bacana esse!...parabéns a todos!

Postar um comentário