logo

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

As listas que facilitam

Lembrei-me de falar das listas, justamente por estarmos nesta época do ano, quando cada minuto é valioso e se transforma em hora, por não aproveitarmos bem o tempo.

Um costume que sempre tive e acho muito conveniente é o de fazer listas, lista de compras, listas de atividades de cada dia, lista de necessidades, etc. Cada uma delas tem um enorme valor porque ajuda a pouparmos tempo, dinheiro e desgaste físico e emocional. Com esta economia, temos mais tempo para fazer mais coisas, e até para um descanso merecido depois de muito trabalho objetivo e bem feito.

Quando vamos ao mercado com a lista do que precisamos em casa, fica mais fácil encontrar as mercadorias, e, ao mesmo tempo, evitamos o consumo impulsivo de levar coisas desnecessárias que só servirão para onerar mais a nossa conta no final do mês. A ida ao shopping ficará mais produtiva e poupará muito do nosso tempo, levando-se listado o que devemos procurar.

Agora, com a chegada do Natal, começamos, cada vez mais cedo, a busca por presentes e lembrancinhas para amigos e parentes, tarefa que nos custa muitas idas e vindas aos shoppings e que podem ser economizadas por estas benditas listas.

É simples, basta colocar os nomes das pessoas que temos que presentear e ao lado umas sugestões do que pretendemos comprar e uma base de preço para cada presente, para não furarmos o orçamento apertado de final de ano. É difícil uma família não estar com as contas numa corda bamba, próximo ao final do ano. Esta é uma época de renovações de matrículas,idas a médicos e exames para check up, pagamentos de 13º a empregadas, e muitas outras despesas, assim sendo precisamos colocar tudo na ponta do lápis: de quanto dispomos e quanto podemos gastar com cada presente e cada pessoa, para não termos surpresas desagradáveis no início do outro ano que se aproxima. Ficar no vermelho do cartão de crédito quer dizer que teremos um início de ano já com dívidas e problemas a resolver, o que pode prejudicar as possíveis férias escolares com as crianças.

Vamos verificar que, sendo objetivos nas compras, além de sobrar um dinheirinho no final do mês, teremos também poupado horas e pernas nestas buscas ao mais barato e ao melhor. E com este tempo de sobra poderemos fazer uma visita a um parente que não vemos há muito, uma ida ao cinema para dar uma relaxada, vendo um novo filme na praça, e, principalmente, dispor de tempo para planejar as férias seguintes e a bagagem a levar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário