logo

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Meditação sobre o Natal 4: Um Feliz Natal!

Por Rafael Carneiro Rocha

Nessa época de festas, recebemos muitas pessoas em nossas casas e nos esforçamos para que as recepções sejam bem realizadas. Procuramos ser simpáticos, decoramos os espaços de convivência e servimos boas comidas. Porém, de nada adianta tudo isso se a beleza que produzimos não for sinal de uma preparação mais verdadeira, que vem de nossa interioridade. A casa deve ficar bonita para que recebamos os convidados. Mas é preciso que essa beleza seja sinal de como nos preparamos, de fato, para o convidado mais especial, o Deus que nasce para todos.

Para que sejamos bons anfitriões, é bom que nos inspiremos num personagem bastante comentado nos Evangelhos lidos durante o Advento. Uma das pessoas mais importantes evocadas pela liturgia dessa época é João Batista, o Precursor. Ele prepara a chegada de Cristo. “Eu sou a voz de quem grita no deserto: ‘Endireitai o caminho para o Senhor! ’”(Jo 1,23).

É compreensível (e recomendável) que nos esforcemos em orações reforçadas, penitências e piedades durante a Quaresma. Poderíamos, de algum modo, ter essa mesma disposição de espírito durante o Natal. Preparar o coração já é se envolver intimamente com o Deus que nasce. Sejamos precursores também. Que a nossa intimidade com o Menino Jesus seja sinal de beleza para as pessoas que estão ao nosso redor. Este é o Feliz Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário