logo

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O que você tem feito?

Por Maria Teresa Serman
Sempre me vem à memória musical, aquela que fica soando no fundo do seu cérebro e o ouvido cantarola pra você, a música do John Lennon sobre o Natal, principalmente o primeiro verso: "And so this is Christmas, and what have you done?" Traduzindo, "Então é Natal, e o que você fez (durante o ano)?" O Natal é o fecho, mais do que religioso, moral, de um ano que se despede, de um ciclo que se fecha.

Vou explicar a colocação "mais do que religioso", deve ter soado estranho. Quero dizer que o Natal transcende a comemoração do nascimento de Jesus Cristo, o Salvador para os cristãos, o Filho de Deus feito homem, exceto pelo pecado, para os católicos. Esta festa magna abraça todos os "homens de boa vontade", ecoando o anúncio dos anjos aos pastores naquela noite em Belém da Judéia. Porém, sua grandiosidade midiática está abafando sua essência mística.

A suntuosidade com que se festeja, nos quatro cantos do mundo, o nascimento do menino humilde que teve como berço a manjedoura guardada por animais é uma contradição com a mensagem que o próprio Deus quis enviar junto com Seu Filho. Não que não se deva festejar com alegria, presentes e luzes, de modo algum. Só não podemos colocar nossa alma por inteiro nesses detalhes externos, guardando pouco espaço e tempo, ou nenhum, para a comemoração que o Senhor espera de nós.

"O que você tem feito?" é um convite à introspecção, a um exame de consciência mais profundo que os que devemos fazer habitualmente, para receber o bebê Jesus em nossa alma, em nossa vida, em nossa casa. Será que nos lembramos de homenageá-lo com uma representação mais real do que uma árvore enfeitada ao estilo americano? Chegamos ao ponto de colocar simulacros de neve no nosso Natal tropical!...

O presépio foi concebido por S. Francisco de Assis para recriar a cena da Sagrada Família quando ela assim se tornou: a família do Jesus Menino. Se temos um presépio em um lugar de honra, este será o ponto luminoso que nos facilitará meditarmos sobre o mistério da Encarnação e da Natividade. Também aquece o coração se lemos em família, explicando aos filhos menores, os belíssimos textos do Advento, a preparação para o Acontecimento Inigualável.

"Onde está o teu tesouro, aí também está o teu coração", ensina a história da vida de Jesus, o Evangelho, reproduzindo Suas palavras. E onde está o nosso coração, no shopping, no mercado, ou junto da Mãe prestes a dar à luz o seu Bem, o nosso Bem? Como seu marido José se desvelava em cuidados pelos dois, Mãe e Menino, também nós nos esmeramos em carinho por eles?

O que nós temos feito, e pretendemos fazer até o Natal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário