logo

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Sugestão de boa leitura : Nossa Senhora de Fátima

Por: Rafael Carneiro Rocha

O livro "Nossa Senhora de Fátima", escrito por William Thomas Walsh, certamente agradará aos apreciadores de narrativas envolventes. Mesmo leitores não católicos poderão se surpreender com a história das três crianças portuguesas que contaram ter visto seis vezes uma Senhora revestida de luz, sobre a copa de um arbusto.

O talento de romancista do escritor capta as particularidades físicas e psicológicas de uma região montanhosa de Portugal no início do século passado. Nesse ambiente de vida rústica e de grande devoção religiosa, a experiência dos três pastorinhos teve grandes implicações para Portugal e para a própria Igreja.

Porém, mais do que a dimensão extraordinária, os relatos de Fátima comovem pelo espírito de simplicidade dos envolvidos. Criancinhas que não tiveram uma educação refinada e criados tão somente para dar continuidade ao ritmo de vida previsível e milenar do pastoreio desenvolveram uma sabedoria impressionante sobre os grandes temas da existência.

A experiência de Fátima revela ao mundo muito mais do que as famosas profecias. Na história das crianças de Fátima - a Irmã Lúcia e os seus dois primos que faleceram precocemente, aprendemos muito sobre o significado do sofrimento e do sacrifício. Quando descobrimos isso, percebemos que no fim das contas a narrativa de Fátima é alegre e esperançosa. Certamente, uma história necessária para um mundo tentado ao desespero e à indiferença.

3 comentários:

Maria Teresa disse...

O livro é excepcional, bem sedimentado, sem adotar um tom documental, deixando clara a extensão e a importância da aparição de N. Sª, como disse muito bem você, Rafael, para os rudes pastorinhos, para Portugal e para o mundo. A mensagem da Senhora, como a chamavam os pequenos videntes, marcou profundamente, e ainda marca, a religião católica, em especial, e a humanidade. É um marco de fé e convite à conversão. Ótima sugestão!

Rafael Carneiro disse...

Maria Teresa, antes de ler o livro, eu não sabia quase nada sobre essas aparições. Penso que a leitura foi a melhor foma de descobrir o que significa a mensagem para o mundo de hoje. Abraços!

Maria Teresa disse...

Só falta você ir a Fátima, é um lugar muito especial, aliás como todo lugar que N. Sª marcou com sua presença.

Postar um comentário