logo

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 53)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.

Perda do controle com o filho
1 - C. G.diz: Meu filho tem 16 anos e todas as vezes que falo com ele ,se acha sempre o melhor que tudo e todos ,minha preocupação é que fica até tarde no quarto dele jogando vídeo game com amigos,nunca admite estar errado,as vezes vou a escola e ele não esta lá, porque pirou,dou castigo e ele quer fazer trocas, diz que se eu for muito ruim ele vai ser pior ainda. O que eu faço? Não sei como lidar e minha vontade é dar uma boa surra.Ele faz uns bicos de dia e estuda a noite e é muito querido entre os amigos. O pai era drogado e hoje ele anda em más companhias, um grupo de rap. E vai muito mal nos estudos.

RESP: Cara C.G. Seu filho necessita ser levado a um bom profissional - se informe sobre um psiquiatra com segura formação, preferentemente. Sua personalidade corre riscos, mas o temperamento amigável, o fato de ser bem visto por todos, ajudará numa recuperação boa, caso seja logo tratado. É desafiador, com características de liderança e está no limite de se marginalizar...

Sugiro também que você procure logo o Conselho Tutelar, comunicando as faltas dele às aulas além de também contar sobre as companhias, o péssimo rendimento escolar, os grupos de rap, e os antecedentes do pai. Estará ele também envolvido com drogas?

A escola com certeza não está agindo corretamente, talvez por ele já trabalhar e estudar à noite - não conheço o sistema escolar daí, mas imagino que deva ser esta a razão de não avisarem `a mãe sobre as faltas. Onde e em que trabalha? Que faz com o salário? Ajuda em casa ou fica com o que ganha?

É uma situação extremamente delicada e seria bom ter algum familiar ( tio, cunhados, irmãos ) ao seu alcance para ser modelo do seu filho. Não terá ele a sorte de ter um bom padrinho, um bom professor, um sacerdote ou pastor a quem a mãe possa recorrer?
Com carinho, Mannoun

4 comentários:

Anônimo disse...

Dra , eu gostaria de saber se existe algum remédio para concentração escolar. Minha filha não há meio de se ligar aos estudos, nem batendo!! E já esta com 16 anos e notas muito baixas neste primeiro semestre. Ponho de castigo, sem saidas e passeios com as amigas. Mas nada ajuda.
Obrigado Luiz Paulo

Carlos Medley disse...

Um adolescente de 18 anos já deve ter noção do que deve escolher pra cursar numa universidade ou é normal estar ainda em dúvida, mesmo tendo cursado escolas boas a vida toda?

Lia Scheiz disse...

Doutora,

Qual a posição correta para os bebês dormirem. Vou ter uma filha em poucas semanas e me preocupa muito esta história de bebes morrerem dormindo. É lenda isto?

Liana Clara disse...

Caros Anonimo, Carlos e Lia, suas respostas estarão no BLOG no dia 9/8 - segunda feira próxima.
As respostas as perguntas feitas aqui, sempre são dadas na segunda feira seguinte a data da sua pergunta.
Por favor aguardem.

Postar um comentário